Ferrari 488 “ainda vive” nas versões de pista GT3 Evo e Challenge Evo

Marcelo Jabulas
29/10/2019 às 10:43.
Atualizado em 05/09/2021 às 22:26
 (Ferrari)

(Ferrari)

A Ferrari T8 Tributo é a atual representante dos modelos com motor V8 central-traseiro de Maranello. Chegou há pouco para suceder a 488 GTB, mas a antiga carroceria ainda tem sobrevida nas versões para uso exclusivo em pista. A marca do Cavallino Rampante acaba de revelar simultaneamente a 488 GT3 Evo e 488 Challenge Evo. 

A primeira chega como opção para quem pretende disputar em competições da categoria GT3 da FIA em 2020. O carro segue todos os requisitos do regulamento para o ano que vem, mas passou por atualização para reduzir peso e melhorar a aerodinâmica. 

Segundo a fabricante, foram necessários mais de 18 mil horas de cálculos e simulações em CFD (sigla para Computational Fluid Dynamics), que reproduzem o comportamento real do automóvel em ambiente virtual. E, claro, incontáveis testes em túnel de vento. 

Tudo isso permitiu ajustar as aletas, difusores, saias e aerofólio, para tonar o carro mais competitivo, sem transgredir as rígidas determinações da FIA.

O 488 GT3 é um carro bastante leve em relação ao modelo de rua. E cada grama faz diferença na pista. Os engenheiros da Ferrari conseguiram tirar 2,4 quilos de “gordura” substituindo as tiras e fivelas do cinto de segurança do piloto. Sob o capô, o V8 biturbo 3.9 segue imaculado, de acordo com o que exige a FIA. 

Brinquedão
Se o 488 GT3 Evo precisa atender às rigorosas especificações da Federação Internacional do Automóvel, a versão Challenge Evo é bem mais flexível. Essa versão é uma opção para aquele cliente que busca um carro de corridas para chamar de seu. Ferrari / N/A

Ele conta com elementos aerodinâmicos, assim como assistentes eletrônicos que não são permitidos no regulamento da categoria GT3 da FIA, mas que tornam a pilotagem mais amigável. Ele conta com mimos como volante de competição (herdado do 488 GTE, que correu em Le Mans). Ele inclui diversas funções, incluindo borboletas para troca de marcha e até ajustes para os sitema de freios ABS. Por dentro, o bólido ainda é equipado com quadro de instrumentos com telemetria completa e monitor que substitui o retrovisor interno. 

O 488 Challenge ainda recebeu novos discos de freios, que segundo a Ferrari têm menor desgaste que os anteriores, assim como novos pneus Pirelli - 275/675 R19 (dianteiro) e 315/705 R19 (traseiro), que prometem melhor performance na pista, assim com maior durabilidade.

Mas se o amigo já é proprietário de uma Ferrari 488 Challenge e ficou triste que seu carro está desatualizado, não sofra. Os novos componentes e melhorias introduzidos no Ferrari 488 Challenge Evo também estão disponíveis como kits de atualização para carros existentes. Ou você achou que Tio Enzo iria te deixar na mão?

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