O “8º Festival do Japão em Minas” acontece entre os dias 22 e 24, no Expominas, em Belo Horizonte. O evento, que é o maior do Estado sobre a cultura japonesa, traz como tema o Japão feudal e atividades como oficinas de arte, concursos, áreas de experimentação, gastronomia, bazares e outras mais.

Três castelos tombados como Patrimônio da Humanidade pela Unesco e outros tesouros da nação oriental serão apresentados na exposição “História do Japão Feudal, seus Castelos e Samurais”. 

Outras duas mostras ocorrerão durante o evento: a “Províncias Japonesas e Cidades Históricas Mineiras”, que faz um paralelo entre as duas regiões, e a “Ikebanas”, com arranjos florais japoneses.

Uma das atrações mais esperadas do fim de semana é a “Cerimônia do Chá”, bem mais ampla do que a simples degustação da bebida tradicional. Trata-se de uma das mais famosas expressões da cultura japonesa, que une conceitos contemplativos e meditativos do zen para o despertar de valores humanos.

Nas áreas de experimentações, o público é convidado a participar da criação de Origamis – arte de criação de figuras com dobras em papel – bem como a aprender sobre baseball, esporte popular no Japão, e sobre artes marciais.

Oficinas

Ao todo, serão oferecidas 12 oficinas, com várias turmas, entre 15h e 21h da sexta-feira (22); das 11h às 13h e das 14h às 22h do sábado (23); e das 11h às 13h e das 14h às 16h do domingo (24). As inscrições acontecerão por ordem de chegada, até dez minutos antes do horário previsto para a ação. As vagas são limitadas. 

Japão

Grupo musical “Pop Mania” , de Campinas

Alguns destaques são a oficina de Taiko, uma espécie de tambor; a de Kirigami, arte de cortar papéis com refinamento; a de Orinuno, técnica de dobraduras em tecido; e a de Oshibana-ê, método de desidratação de flores, folhas e galhos, sem perder as texturas e as cores originais.

Concursos

A programação também está recheada de concursos. Um dos mais concorridos, e aberto aos visitantes em geral, é o “Campeonato de Hashi” - palitinhos que servem como talher. Os participantes disputarão quem consegue pegar mais grãos de feijão com o utensílio.

Outras disputas empolgantes são de Miss Nikey Minas Gerais, às 19h30 do sábado (23); o Harajuku Fashion, de moda urbana japonesa, no domingo (24), às 13 horas; e o divertido concurso de Cosplay, também no domingo (24), às 19h30.

Serviço:
8º Festival do Japão em Minas
Data: 22 a 24 de fevereiro
Horários: Sexta, das 14h às 22h / Sábado, das 10h às 22h / Domingo, das 10h às 19h
Local: Expominas (Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, BH)
Ingressos: R$ 18 (inteira) e R$ 9 (meia), por dia de evento. Vendas na portaria