Reduzir o custo do quilômetro rodado é a ambição de qualquer transportador. Seja o caminhoneiro que dirige o próprio veículo, o motorista de van escolar ou grandes frotistas e viações. No ramo do transporte, todo centavo economizado conta. Desde a eficiência do motor e fatores como a calibração dos pneus, que podem impactar no consumo se estiverem abaixo da pressão ideal.

Nessa seara a Purifilt promete reduzir o custo operacional de quem trabalha com veículos diesel. A empresa desenvolveu um filtro de combustível eletrostático, que é capaz de reter mais impurezas do diesel que os filtros convencionais.

Em tese, ao invés de apenas reter a impureza pela passagem do filtro, a versão eletrostática é capaz de reter magneticamente os resíduos. Com formato padrão, a empresa explica que o filtro pode ser instalado em qualquer motor diesel, inclusive em unidades estacionárias. Além disso, promete vida útil de 200 mil quilômetros, contra 5 mil quilômetros de um filtro convencional. 

Em testes feitos com empresas de ônibus interestaduais, a Purifilt garante que o filtro contribuiu para o aumento da eficiência dos motores da frota. De acordo com a fabricante, a redução do consumo foi na ordem de 10%. Em um laudo de uma empresa de logística, os caminhões VW 17.180 equipados com o filtro eletrostático tiveram redução de consumo de 11%.

Na matemática da boleia, toda e qualquer forma de economizar é bem-vinda