A praia vai ficar mais perto para os belo-horizontinos. Na próxima segunda-feira, dia 21, a Flyways iniciará a venda de passagens para Cabo Frio, no Rio, e Porto Seguro, no litoral baiano, a partir do aeroporto da Pampulha. As partidas serão aos finais de semana. A nova companhia aérea também irá oferecer voos diários para Uberaba, no Triângulo, e Ipatinga, no Vale do Aço. As rotas entram em operação a partir do dia 28 deste mês.

Ainda em janeiro de 2016, a ideia é ter voos para Araxá e Patos de Minas, no Alto Paranaíba. Varginha, no Sul de Minas, além do Galeão, no Rio, e Brasília também estão nos planos. “Nosso objetivo é trabalhar com preços interessantes. Não vamos colocar a passagem a R$ 100 na segunda-feira e R$ 1.000 na sexta-feira, por exemplo”, disse o presidente da Flyways, Pedro Paulo Valverde Pedrosa.

Inicialmente, a empresa vai usar duas aeronaves ATR-72. Até o fim de 2016, a intenção é que a frota receba o reforço de mais sete aviões. E a expectativa é chegar a 30 aeronaves em atividade no ano de 2019. O valor do investimento não foi revelado por Pedrosa, que tem empresários sul-africanos e do Rio de Janeiro como parceiros.

“Nosso DNA é regional, por isso escolhemos a Pampulha. Analisamos cada cidade, as dificuldades de cada região, PIB, investimentos e centralização de áreas. Estudo do governo apontou que existe potencial para atingir cerca de 24 cidades com voos domésticos. Sem falar que todo mineiro precisa ir para a praia”, disse Pedrosa, após o lançamento das operações da Flyways nessa quarta (16), no terminal da Pampulha.

Presente no evento, o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, disse que a nova companhia mostra que vale a pena acreditar no Brasil, mesmo na crise. Ele também defendeu a ampliação de voos no terminal da Pampulha.

“O aeroporto tem todas as condições para aumentar o número de rotas e receber aviões s de maior porte, desde que em horários que não afetem a população. Mas essa é uma decisão que cabe à Agência Nacional de Aviação Civil”, disse.

A Anac informou que somente após a aprovação de cada Hotran (os chamados Horários de Transporte) é que a Flyways poderá iniciar a venda efetiva dos bilhetes aéreos. O processo de solicitação e autorização pode levar até 30 dias.