SÃO PAULO (SP) – Faltando duas semanas para o Salão do Automóvel, a Ford resolveu fazer uma prévia das atrações de seu estande. O grande destaque foi o Territory, utilitário-esportivo (SUV) de porte médio que pode estrear por aqui nos próximos meses. O jipinho atualmente é fabricado na China, onde a marca é associada à Jiangling Motors, e a forma como virá para cá ainda é mistério.

Dados técnicos também não foram revelados, mas sabe-se que é equipado com motor turbo da família EcoBoost e câmbio automático. Por dentro, destaca-se pela qualidade do acabamento, com revestimento em couro nos painéis e apliques que aparentam ser de madeira.

Outra novidade mais factível é nova linha do EcoSport, que finalmente abandona o estepe na tampa do porta-malas, na versão Titaninum. Como o bagageiro não comporta pneu reserva, nem mesmo daqueles emergenciais de banda estreia, a solução foi adotar pneus do modelo run flat, que consegue rodar até mesmo sem pressão. Para auxiliar o motorista, há kit de reparo com bomba e material selante que veda o furo. No restante da linha, roda continua dependurada.

Ka Urban Warrior
Destaque inusitado será o Ka Urban Warrior, versão conceitual do Ka Sedan com estilo aventureiro. O carro é um estudo para avaliar a receptividade do público na feira. Segundo executivos, foi desenvolvido a partir de questionamentos de clientes aos concessionários. A demanda é por um sedã com suspensão elevada para rodar em estradas com pavimentação precária.

Outro conceito é a Ranger Black, com apliques que deixaram o visual mais agressivo. Um dos destaques é o emblema original, de 1903. A picape também recebeu a variação conceitual Storm, apelando também para um estilo mais arrojado.

Só para ver
A Ford também levou a versão ST do utilitário Edge. A esportiva é equipada com motor 2.7 turbo de 338 cv, que garante ao modelo comportamento exemplar para bater de frente com versões apimentadas de jipinhos europeus, como BMW X3, Audi Q5 e Jaguar F-Pace. Outra promessa para o salão é a picape F-150 Raptor, que não estava na prévia, mas fará companhia ao Mustang e ao restante da gama.