Garagem do Jabulas: Cayman GT4 Rallye Concept

Marcelo Ramos
24/01/2019 às 21:31.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:12
 (Porsche)

(Porsche)


A Porsche não esconde seu desejo de retornar as competições fora de estrada. Para quem não sabe, ela já venceu uma edição do Paris-Dakar, em 1986, com o poderoso 959 e agora quer se enlamear novamente. No ano passado ela desenvolveu uma versão do 718 Cayman que foi pilotada pelo francês Romain Dumas no Rali da Alemanha e também foi testado em provas disputadas na neve e gelo. Agora ela revela mais uma versão conceitual do 718 Cayman GT4 que atende às normas da temporada 2020 do FIA R-GT, uma categoria de rali para modelos Gran Turismo. No ano passado três unidades do 911 GT3 participaram da competição que tem etapas disputadas junto como Mundial de Rali (WRC) e também o Campeonato Europeu de Rali (ERC). Apesar de o carro ter passado por modificações de carroceria e suspensão, segue equipado com a unidade 3.8 de 425 cv, que equipa o Cayman GT4 Clubsport. 

X5 a partir de R$ 450 mil
Uma das atrações da BMW no Salão do Automóvel de São Paulo foi a nova geração do utilitário-esportivo (SUV) X5. O modelo que colocou a marca de Munique no mercado de jipões de luxo, no final dos anos 1990, chega à quarta edição construída sobre a moderna plataforma CLAR. Importado dos Estados Unidos (é feito na unidade de Spartanburg, na Carolina do Sul), o modelo desembarca partindo de nada modestos R$ 449.950. Oferecido em três versões, todas utilizam motor turbodiesel 3.0 de 265 cv.

Plástica no Twingo
O Renault Twingo é um dos carrinhos mais legais que a marca francesa produz atualmente. A atual geração acaba de passar por sua primeira atualização de estilo. As modificações deixaram o visual mais limpo, com a eliminação dos faróis auxiliares e o redesenho da grade e para-choque. Oferecido com três opções de motores, o destaque fica por conta da unidade turbo três cilindros TCe 95 EDC de 95 cv e 13,5 mkgf de torque. Pode parecer pouco, mas para um carrinho desse tamanho, dá e sobra.

Facão na linha Fiesta
Com o bom desempenho do Ka, a Ford resolveu enxugar a linha Fiesta e tirou do mercado as opções com carroceria sedã, importada do México, o motor EcoBoost 1.0 turbo e também a malfadada transmissão de dupla embreagem PowerShift, que apresentou problema crônico de vedação em todo o mundo. Com os ajustes, o hatch segue oferecido em três versões de acabamento, todas equipadas com motor 1.6 de 128 cv. Na Europa, o Fiesta já é oferecido uma geração à frente da vendida por aqui.

Rolê virtual
Nem todo automóvel dá para a gente testar na prática. E quando isso acontece, a gente faz o teste no videogame. Afinal, até crash test é feito no computador! 

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