Garagem do Jabulas: HR-V completa 20 anos em 2019

Marcelo Ramos
04/01/2019 às 20:02.
Atualizado em 05/09/2021 às 15:53
 (Honda)

(Honda)

O Honda HR-V se tornou um dos modelos mais cobiçados pelo consumidor brasileiro. Lançado em 2015, o jipinho japonês é uma verdadeira coqueluche e foi líder de mercado. Atualmente ele segue na segunda colocação, ficando atrás apenas do Jeep Compass. Mas você sabia que o HR-V completará 20 anos de mercado?

Isso mesmo, o SUV foi apresentado pela primeira vez em 1997, no Salão de Tóquio e chegou ao mercado em 1999. Naquela época ele era bem diferente do modelo que conhecemos hoje, mas tinha algumas semelhanças com o atual, como o uso da base do Civic.

Ele foi vendido no Japão, Europa, Oceania e em mercados asiáticos até 2006. O HR-V original foi equipado com duas opções de motores 1.6 de 105 e 125 cv e também oferecia tração integral. O jipinho também era referência em segurança e contava com equipamentos como freios ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e duplo airbag. Apesar de valente, estava longe de ser um modelo agradável aos olhos, sem o mesmo carisma do Toyota RAV4, que tinha estilo bem mais simpático, assim como o irmão CR-V. Em 2007 ele foi substituído pelo Crossroad, vendido até 2010, apenas no mercado japonês. 

Onix é tetra
O Chevrolet Onix fechou 2018 como o modelo mais vendido pelo quarto ano consecutivo. O hatch da gravatinha anotou 210 mil emplacamentos, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Números que dão uma média mensal de 17.500 unidades. Este ano, o modelo, assim como o irmão Prisma, deverão estrear novas gerações. 

Recall
A Toyota abre a temporada de recalls com um chamamento para o Prius. Ao todo são 432 unidades do híbrido, fabricadas entre 2011 e 2013, com sequências finais de chassis de 1392952 a 1703224. Segundo a marca, o módulo do sistema híbrido pode apresentar falha e fazer com que o carro perca potência em movimento, o que pode levar a uma colisão. Informações: 0800 703 0206 ou toyota.com.br.

Tração dianteira
O que era temido se tornou realidade. As próximas gerações dos BMW Série 1 e Série 2 abandonarão a tração traseira e os motores longitudinais. A BMW se prepara para lançar o Série 1, que será construído sobre a plataforma UKL1, já utilizada pelo primo Mini Countryman. Já o Série 2 terá uma versão Gran Coupé (quatro portas) e usará a base UKL2. Termina logo, 2019!

Rolê virtual
Nem todo automóvel dá para a gente testar na prática. E quando isso acontece, a gente faz o teste no videogame. Afinal, até crash test é feito no computador! 

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