Garagem do Jabulas: Pagani Huayra Roadser BC

Marcelo Ramos
02/08/2019 às 18:30.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:50
 (Pagani)

(Pagani)

A Pagani tornou-se uma das fabricantes mais exclusivas do mundo, com apenas 27 anos de existência. A marca do argentino Horacio Pagani, instalada na Itália, conquistou a excelência com apenas dois carros: o Zonda e o Huayra. Claro que cada um dos dois recebeu diversas versões e melhorias, como é o caso do Huayra Roadster BC, que surge como a versão mais moderna do atual hiper-carro.

O BC tem como principal novidade a adoção de dois novos compostos (a fibra de carbono HP62 e uma liga de carbono-titânio) na estrutura que reduziram significativamente seu peso para cerca de 1.250 quilos, além de garantir maior rigidez à torção. Esses materiais também estão presentes na peças aerodinâmicas que geram downforce de 500 quilos, quando o carro de 800 cv está a 280 km/h. Segundo a fábrica, o investimento em pesquisas e produção dos materiais elevou os custos de produção do BC em 450%, valores que Horacio defendeu com a seguinte frase: “O cliente merece ainda mais!”

Cuidados com o velho guerreiro

Enquanto a Land Rover faz mistério sobre a nova geração do jipão Defender, a divisão Classic Works da Jaguar Land Rover criou um serviço para colocar os veteranos em forma. A marca passa a oferecer um pacote de melhorias para os modelos 90 e 110. Entre as opções, é possível modernizar o conjunto de suspensão, que pode receber novas molas, amortecedores e buchas. Segundo a marca, deixam o velho guerreiro mais confortável. Além disso, há um kit par ao motor turbodiesel 2.2, que eleva sua potência de 122 para 162 cv. O vovô está com a bola toda!

Evolução natural

Perto de completar seis anos de mercado, a Lamborghini Huracán já recebeu diversas versões, mas a versão EVO promete ser uma das atualizações mais severas do italiano. Ele herdou elementos aerodinâmicos da versão Performante (aquela que cravou 6m52s no Anel Norte de Nurburgring, em 2016), recebeu novo sistema de controle dinâmico, freios atualizados, e o V10 5.2 de 640 cv ganhou válvulas em titânio e sistema de exaustão com materiais leves. O resultado é uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, máxima de 325 km/h. 

Peso e potência

Colin Chapman provou há muito que potência não é tudo e sim a leveza. Ao contrário de uma Lamborghini, Ferrari ou Pagani, dificilmente veremos um Lotus (a combustão) com potências tão anabolizadas, mas geralmente eles conseguem uma performance invejável sem grandes motores. Mas de vez em quando faz bem unir os dois elemento para criar algo como o Lotus Evora GT, que combina a carcaça de top model com um V6 3.5 supercharger de 420 cv. O resultado beira a indecência, com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos.

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