Gol da Azzurra! - Argo chega com atributos para a dura missão de levar Fiat de volta ao topo

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
02/06/2017 às 19:38.
Atualizado em 15/11/2021 às 17:18
 (FCA)

(FCA)

SÃO PAULO (SP) – Em março, o leitor do HD Auto conferiu uma matéria que falava da mudança de estratégia de Fiat e Volkswagen diante do atual cenário do mercado de automóveis. Com a queda do poder de compra das classes mais baixas, os automóveis populares praticamente desapareceram das listas de emplacamentos. Isso fez com que as duas veteranas da indústria corressem para desenvolver um produto capaz de atender a demanda de um consumidor que não pode pagar por um médio, mas também não quer levar um popular paupérrimo para a garagem. 

O Fiat Argo acaba de chegar para satisfazer essa expectativa que não é alcançada por Mobi, Uno e Palio, seguindo uma estratégia que foi cozinhada pelos atuais líderes há cinco anos: siga o líder!

De acordo com os executivos da marca, o Argo teve seu desenvolvimento iniciado em 2014, num período em que o Palio ainda tinha bom posicionamento no ranking de emplacamentos. Foi numa época em que Hyundai HB20 e Chevrolet Onix já demonstravam forte desempenho, com volumes que são mantidos até hoje.

Barato não é!
Com preços que partem de R$ 46.800, na versão Drive equipada com motor 1.0 (três cilindros) de 77 cv podendo chegar a R$ 70.600 na versão HGT 1.8 de 139 cv, com caixa automática de seis marchas (o mesmo conjunto mecânico do Jeep Renegade Flex e da picape Toro de entrada), a Fiat pretende recuperar participação no mercado.

Apesar de mais caro que seus rivais, a Fiat está confiante no sucesso do modelo. Como explica o diretor de Brand Fiat, Carlos Eugênio Dutra, o Argo foi pensado justamente nos dois concorrentes: HB20 e Onix, os modelos mais vendidos do mercado. “E é por isso que nos baseamos nele em nossas comparações. Daí, o Argo se posiciona num patamar acima de R$ 46 mil, onde se concentra 60% do mercado”, observa o executivo, mesmo sabendo que o preço é segundo fator de decisão na hora de fechar a compra.

Design
Seu desenho, mesmo com toda a “italianidade”, remete ao Gol e HB20 (na traseira), mas com a passionalidade de uma Alfa Romeo. No entanto, suas linhas se explicam quando o carro é colocado diante da Toro, com o a assinatura em LED, invadindo o para-lamas, a leve inclinação na base da janela das portas posteriores, assim como as lanternas.

Estrutura
Para conter a dupla, o Argo foi construído na nova plataforma da marca, MP1, que segundo o departamento de engenharia privilegia a segurança e o espaço interno. Nos testes de colisões realizados durante o desenvolvimento, foram feitos ensaios de colisão frontal, traseira e lateral. 

Os engenheiros fizeram questão de mostrar os vídeos e resultados dos testes e garantiram que a célula de sobrevivência teve sua integridade preservada. E para bom entendedor, um pingo é letra, os italianos aproveitaram a “bomba” do Onix no crash test lateral do Latin NCap.

Conteúdos
O Argo é um carro que oferece um pacote de conteúdo vasto, que na versão mais sofisticada permite caixa automática de seis marchas (a automatizada é ofertada apenas nas versões com motor 1.3), ar-condicionado digital, sistema de entretenimento com tela de sete polegadas de alta definição, quadro de instrumentos com monitor TFT, câmera de ré, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, quatro airbags (sendo dois laterais disponíveis só para as versões com motor 1.8), controles de tração e estabilidade (ESP), faróis com LED, rodas aro 16 e outras minudências que o colocam também diante de rivais mais qualificados como Citroën C3, Peugeot 208 e Ford Fiesta. Mas completíssimo seu preço salta para nada modestos R$ 81.200.

Eclipse
Com a chegada do Argo, o cenário começa a ficar nebuloso para o Palio. O hatch veterano se situa numa faixa de preço entre R$ 44.500 e R$ 56 mil, num patamar onde o Argo orbita com três versões, que oferecem melhores conteúdos e motorização mais eficiente e moderna. 
Ainda é cedo para selar o destino Palio, mas o fato é que ele é equipado com motores antigos como as unidades 1.0 e 1.4 que oferecem desempenho aquém dos similares e o 1.6 16V de 115 cv que peca pelo consumo elevado. 

Sendo assim, é natural que o Argo projete uma sombra no Palio, que desde 2015 não tem conseguido acompanhar o ritmo de seus rivais.

Preços e versões:
Argo 1.0 Drive (manual) – R$ 46.800
Argo 1.3 Drive (manual) – R$ 53.900
Argo 1.3 GSR (automatizado) – R$ 58.900
Argo 1.8 Precision (manual) – R$ 61.800
Argo 1.8 Precision AT6 (automático) – R$ 67.800
Argo 1.8 HGT (manual) – R$ 64.600
Argo 1.8 HGT AT6 (automático) – R$ 70.600

  

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