Após dois adiamentos seguidos para se reunir com o funcionalismo público, ou ao menos, comunicar os servidores quando e como irão receber o 13° salário, o governo do Estado informou que a escala deve ser anunciada ainda nesta quinta-feira (20). 

No entanto, segundo o assessor-chefe das Relações Sindicais da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Carlos Calazans, ainda não é possível prever quando isso irá acontecer nesta quinta. Enquanto isso, os servidores continuam apreensivos. 

"O governo já não tem muita credibilidade e fazendo esse tipo de jogo pode até prejudicá-lo no futuro. E não são só os servidores que estão insatisfeitos com isso, é o comércio também. A gente chega em algum estabelecimento e os comerciantes já perguntam quando iremos receber, porque sem o pagamento, toda a economia do Estado também é prejudicada", comenta o diretor político do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Minas Gerais (Sindpúblicos-MG), Geraldo Henrique. 

Os diversos setores do funcionalismo público já se mobilizam em resposta. "Cada categoria está fazendo um tipo de movimento, procurando fazer alguma manifestação, mostrando a sua instatisfação pelo momento que estão vivendo até agora e pelo fato de não saberem que dia vão receber o 13°", conclui. 

Tradicionalmente, a data esperada para o pagamento do 13° aos trabalhadores é o dia 20 de dezembro. 

Leia mais:

Governo adia mais uma vez a divulgação da escala de pagamento do 13º dos servidores estaduais
Mulheres de militares organizam manifestação na frente da Rotam nesta quarta
Escala de pagamento do 13º salário dos servidores estaduais será divulgada nesta quarta