Grupo dos EUA questiona número de crimes políticos na China

Agência Estado
12/03/2014 às 09:39.
Atualizado em 20/11/2021 às 16:35

Há suspeitas de que a China esteja obscurecendo os números de crimes políticos com acusações de ofensas à ordem pública, disse o grupo norte-americano Dui Hua Foundation.

O grupo lembrou que o número de indiciamentos por ofensas à segurança do Estado, como subversão e separatismo, caíram no ano passado para o menor nível desde 2007, enquanto as acusações por distúrbio à ordem pública aumentaram 11 mil de 2012 para 2013, de acordo com estatísticas divulgadas pela procuradoria da China na segunda-feira (10).

O Dui Hua Foundation é um grupo baseado em São Francisco que defende a clemência para prisioneiros políticos. As autoridades chinesas não responderam imediatamente o pedido para comentar a informação.

Desde que Xi Jinping assumiu a liderança do Partido Comunista da China, no fim de 2012, o governo chinês iniciou uma ampla repressão ao ativismo pelos direitos civis. Xu Zhiyong, fundador do Movimento Novos Cidadãos, é um dos principais exemplos, tendo sido sentenciado a quatro anos de prisão por organizar pequenos comícios públicos, em um caso que resultou em críticas de governos da Europa e dos EUA.

Fonte: Associated Press.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por