Originário de Belo Horizonte, o Grupo Mutari - com 22 anos de trajetória na indústria de cosméticos - está presente em todos os estados brasileiros, além de cerca de 20 outros países, com um portfólio com mais de 200 itens, voltados para tratamento dos cabelos e estética corporal. Os planos para 2019 são ousados: até 7,5 % de crescimento nas vendas.

“Apostamos na melhora da economia, que deve ganhar estabilidade. Em segundo lugar, acreditamos no fechamento de novos negócios, com a possibilidade de criação de uma linha de maquiagens e a ampliação da linha de estética corporal”, revela o sócio-fundador e presidente da marca, Olindo Batistelli.

Por enquanto, a disputa maior é pelo mercado interno, empregando mais recursos em marketing digital para aumentar as vendas. No entanto, nos próximos dez anos, a empresa espera ter 30% das operações realizadas no exterior - atualmente, elas representam entre 4% e 5% do total.

Mesmo assim, os números da empresa impressionam. São cerca de 500 distribuidores, que atendem 100 mil profissionais de beleza, de cabeleireiros a esteticistas, com produtos funcionais. Segundo Olindo, o controle de qualidade rigoroso é o principal atrativo à clientela. 

Dessa forma, a chegada ao mercado internacional aconteceu de forma quase natural. De acordo com Batistelli, fornecedores estrangeiros procuraram pela marca, que assim começou a fechar negócios no exterior. A matéria-prima utilizada é nacional e importada.

“Infelizmente, o Brasil é o maior importador de produtos com substâncias ilegais. Em contrapartida, é um dos maiores produtores na área. Então, organizações passaram a procurar por indústrias brasileiras sérias, que atuam de acordo com as normas da Anvisa e do Ministério da Saúde, como é o caso da nossa”, diz o presidente da Mutari.

Familiar
Apesar da projeção mundial, a Mutari é uma indústria familiar, tipicamente mineira. Foi fundada por Olindo, em parceria com os quatro irmãos e a esposa. Hoje, sobrinhos e filhos do empresário também compõem a equipe.

“Embora sejamos irmãos, todos nós temos formação superior e especializações nas áreas em que atuamos”, explica Batistelli. Agora, ele diz que a nova geração da família está cursando MBA fora do país, para adquirir o know how desejável. 

O Grupo Mutari atua por três frentes: a Mutari Profissional, com foco em salões de beleza; a Mutari Skin, voltada para cuidados com a pele; e o e-commerce.