BMW convoca todas unidades do i3 para recall

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
24/03/2017 às 14:56.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:52

A BMW emitiu um comunicado de recall para o elétrico i3. Segundo a marca alemã, uma falha na tubulação do reservatório de gasolina poderia levar o automóvel elétrico a se incendiar. Com reparos programados para a partir de 10 de abril, 178 unidades importadas para o país, fabricadas entre 2014 e 2015, deverão comparecer.

No entanto, chama atenção o fato de apenas 164 unidades terem sido licenciadas entre setembro de 2014 e fevereiro deste ano, como indicam os balanços de emplacamentos da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa).

Elétrico com tanquinho?
Sim, apesar de o BMW i3 ser um automóvel 100% elétrico (só é tracionado por um motor movido a eletricidade), ele conta com um motor turbo três cilindros 0.6 de 34 cv que atua como gerador de carga para as baterias do compacto. 

Esse motor só entra em funcionamento quando a carga da bateria está próxima do esgotamento – ao contrário dos automóveis híbridos, em que os motores a combustão e elétrico trabalham de forma conjunta para reduzir o consumo de combustível. 

O princípio do funcionamento do motor do i3 é muito parecido com o adotado por locomotivas, onde os motores a diesel atuam como geradores para os motores elétricos.

Sobre a falha encontrada, a BMW explica que o atrito entre o cabo positivo da bateria e a tubulação de ventilação do tanque de combustível pode provocar vazamento de vapor de gasolina. 

Esse vapor, em contato com a alta temperatura do conjunto mecânico, pode entrar em combustão. No entanto, a marca afirma não ter registrado nenhum incidente com o i3 envolvendo a falha. 

Para agendamentos e mais informações, a BMW colocou à disposição um número de telefone exclusivo para atender ao chamado de recall: 0800 019 7097.

Audi A4
A semana começou movimentada no “departamento de recalls”. A Audi também anunciou uma convocação para proprietários do sedã A4. Segundo a marca das quatro argolas, foi detectada uma falha no cinto de segurança do modelo, que pode não funcionar corretamente em caso de acidente.

A fabricante alemã explica que “agentes detonadores dos tensores dos cintos de segurança dianteiros” apresentaram deficiência de funcionamento, reduzindo a eficácia na proteção do motorista e do passageiro do banco da frente.
No entanto, a falha atinge apenas sete unidades, produzidas entre 18 de julho e 25 de agosto de 2016.

Os proprietários deverão entrar em contato com a Audi pelo telefone 0800 777 2834 para obter mais informações e também agendar o atendimento na rede autorizada e trocar as peças defeituosas.

Suzuki Gran Vitara
A Suzuki também emitiu comunicado para convocar proprietários do utilitário-esportivo (SUV) Gran Vitara. De acordo com o fabricante, o jipinho japonês pode apresentar falha no eixo da transmissão. No entanto, o chamamento só atinge unidades equipadas com caixa manual e fabricadas entre 2008 e 2013.

A Suzuki explica que um erro no processo de fabricação da peça pode fazer com que ela se quebre, tornando a caixa de transmissão inoperante, o que poderia levar o motorista a perder o controle da direção e provocar um acidente. 
Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 0800 7703380, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Segundo a marca, os reparos terão início a partir de 3 de abril, sem custo para o cliente. 

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por