EXP 12 Speed 6e Concept: a visão elétrica da Bentley

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
24/03/2017 às 15:24.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:52

A trilha da eletrificação dos sistemas de tração dos automóveis é um caminho sem volta. Fabricantes de larga escala como Toyota, Nissan, Honda, Volkswagen, Renault, BMW e Ford já oferecem modelos elétricos ou híbridos em suas gamas. No entanto, a tendência tem migrado para marcas de alto luxo ou superesportivos, onde eficiência nunca foi um problema para o seus seletos clientes. E até mesmo aristocrata Bentley abraçou a tendência. No Salão de Genebra a marca britânica apresentou o Bentley EXP 12 Speed 6e Concept, um belíssimo roadster que aspira como será o primeiro automóvel elétrico da marca. 

Sem apresentar dados técnicos, a Bentley explica que seu plano é criar um automóvel com autonomia que permitiria que viajar de Londres a Paris (470 quilômetros), ou de Milão a Mônaco (360 quilômetros) sem a necessidade de recarga das baterias. Trata-se de uma meta considerável. 

Afinal, a maioria dos elétricos oferecidos no mercado dificilmente ultrapassam a barreira dos 300 quilômetros. Acima dos 400 quilômetros de autonomia, apenas os Tesla Model S e Model X.

Claro que, ao contrário de boa parte dos elétricos que utilizam baterias com potência que não ultrapassam 30 kWh (devido ao altíssimo custo das pilhas e que tornariam os preços proibitivos num plano de larga escala), o Bentley EXP 12 Speed 6e teria baterias mais poderosas. Para as pretensões da marca elas deveriam ter entre 70 e 90 kWh para oferecer não apenas a praticidade de alcançar longas distâncias sem precisar parar para espetá-lo na tomada, mas também para permitir que seus motores ofereçam uma performance esportiva.

Dentre os planos da Bentley, o que se sabe é que no ano que vem a marca irá lançar seu primeiro híbrido. Será uma versão do utilitário-esportivo (SUV) Bentayga. Como a Bentley é uma marca do Grupo VW, certamente aproveitará parte da arquitetura utilizada atualmente no Porsche Cayenne Hybrid. 

Desenho
As linhas do EXP 12 Speed 6e Concept não deixam dúvida de que o estudo também servirá de base para a futura geração do Continental GT, que já está no mercado há 14 anos. Ou até mesmo para um modelo de porte menor, uma vez que é um roadster (dois lugares) e não um conversível 2+2 (quatro lugares). 

Por dentro o destaque fica por conta do volante em meio arco, que parece um manche de avião, mas pouco funcional para um automóvel. No entanto, a enorme tela OLED que recobre quase todo console central e distribui as funções de navegação, entretenimento e climatização faz parte de uma tendência de substituir comandos analógicos por digitais.

Seja como for, Bentley EXP 12 Speed 6e Concept foi um dos carros mais bonitos de Genebra e fatalmente dará vida um esportivo tão refinado quanto o irretocável Continental GT.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por