Encontros de carros antigos são oportunidades de ouro para as marcas ganharem visibilidade. Ao contrário dos salões institucionais, em que fabricantes disputam cada metro quadrado para montar estandes e apresentar as novidades para o público em geral, nos concursos de antigos o foco é outro. Quem visita estes eventos? Geralmente colecionadores de antigos ou quem trabalha nesse nicho de mercado, que não estão lá apenas para apreciar relíquias, mas para negociá-las. 

Diante de tantas raridades, apresentar um novo conceito ou uma versão exclusiva mostra-se como um contraponto positivo. E no Concours d’Elegance in Pebble Beach, que aconteceu no último final de semana na Califórnia, Aston Martin, BMW, Cadillac, Lamborghini e Mercedes-Benz mostraram suas novidades.

A marca britânica levou a versão Volante (conversível) do Vanquishi elaborada pela carrozziere Zagato. A edição mantém o mesmo conjunto mecânico da versão padrão do cupê e terá apenas 99 unidades produzidas.

Já a BMW revelou o conceito 2002 Hommage Pebble Beach, que faz parte de uma série de estudos que resgatam modelos que marcaram época nas pistas. Neste caso, o lendário 2002 Turbo, de 1973.

No seu quintal, a Cadillac aproveitou para revelar o Escala, que indica o interesse da marca em disputar mercado na seara dos cupês quatro portas, como BMW Série 6 Gran Coupé, Porsche Panamera e Mercedes-Benz CLS.

Mais interessada em possíveis compradores, a Lamborghini levou o exclusivíssimo Centenário Roadster, feito sobre a base do Aventador e que terá apenas 20 unidades.