Fiat Toro: a porta de entrada para o diesel

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
27/05/2016 às 21:57.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:38
 (Divulgação/Fiat)

(Divulgação/Fiat)

Não é novidade para ninguém que veículo com motor diesel é caro no Brasil. E há pelo menos duas razões que tentam explicar o que ninguém explica. A primeira é de ordem lógica. Com volumes menores que os motores a gasolina, o custo de produção do motor diesel tende a ser mais caro. A outra é um mito de mercado que reza que o carro diesel é caro por natureza. E não serão os fabricantes que irão jogar essa máxima por terra. E diante deste cenário, a Fiat Toro é a opção mais barata para se aventurar no mundo do diesel.

Partindo de R$ 95.500 na versão Freedom, com transmissão manual e tração dianteira, é uma picape que não ata e nem desata. Isto porque a tração não a coloca como a melhor opção para o fora-de-estrada e muito menos para partida em ladeira, quando carregada, já que o peso se concentrará no eixo traseiro.

Outro senão é a caixa manual de seis marchas que não conversa bem com o motor turbo 2.0 de 170 cv, que demora a encher, só acima dos 2 mil rpm. A falta de torque em baixa exige mais tempo para soltar a embreagem e mais pressão no acelerador nas arrancadas, retardo que é compensado pelo conversor de torque na caixa automática da versão Volcano.

Por outro lado, o utilitário pernambucano tem seus predicados, como bom isolamento acústico e por ser menor que as médias, a Toro se porta melhor no trânsito e consequentemente tem mais sorte para encontrar uma vaga que suas rivais, pois exige de menos espaço.

A lista de opcionais é farta com itens como revestimento dos bancos em couro, sistema multimídia, com Bluetooth, porta USB, navegador GPS, câmera de ré teto solar e ar-condicionado digital de duas zonas.

Enfim, a Toro diesel, em sua configuração mais simples, é uma opção para quem precisa de uma caçamba, torque farto e não pode pagar muito mais por isso. Só não pode é chafurdar-la na lama.

  

O QUE É?
Picape cabine dupla de porte intermediário.

ONDE É FEITA?
Produzido na unidade da FCA em Goiana (PE).

QUANTO CUSTA?
De R$ 95.500 à R$ 116.334
Versão avaliada: R$ 113.110

COM QUEM CONCORRE?
A Toro faz parte de um segmento novo no mercado, o das picapes intermediárias entre as leves e as médias. No mesmo segmento só há Renault Duster Oroch, mas que concorre com a versão 1.8 flex da italiana. Mesmo assim, a opção de picape cabine dupla com preço mais próximo é a Nissan Frontier, que parte de R$ 118.390.

NO DIA A DIA?
Partindo do princípio que a Toro é um veículo de carga, seus atributos de comodidade a torna mais próxima de um automóvel que as médias. A começar pelo uso da estrutura monobloco, herdada do Renegade, que a deixou com altura livre mais baixa e facilita o acesso. Além disso, a inclinação do banco traseiro oferece mais conforto para as costas que as demais, em que os encostos são praticamente em 90°. Menor e mais estreita, a Toro se comporta como um sedã grande no trânsito e a câmera de ré (opcional) facilita as manobras. Por outro lado, o teto baixo e a inclinação acentuada da coluna “A” dificultam o acesso ao volante aos mais altos.

MOTOR E TRANSMISSÃO
O motor turbodiesel 2.0 de 170 cv e 35,7 mkgf de torque oferece muita força à picape para carregar até uma tonelada de carga. No entanto, a falta de vigor em baixa rotação, já que o turbo só enche depois dos 2.000 rpm, exige mais força no acelerador e mais tempo para soltar a embreagem, o que pode acelerar o desgate do componente. Por outro lado, a caixa de seis velocidades permite rodar a 110 km/h (na estrada) de sexta marcha a 2.000 giros, contribuindo para a eficiência. A tração dianteira também não auxilia em partidas em rampas, principalmente com a caçamba carregada, já que o peso pende na traseira.

COMO BEBE?
No percurso combinado entre urbano/rodoviário o consumo médio foi de 9,9 km/l
A Toro tem ótimo acerto de suspensão, principalmente na traseira que utiliza conjunto independente no lugar do tradicional eixo rígido e feixe de molas. O sistema de freios se mostra adequado para um veiculo de quase 1,8 tonelada, mas não convém deixar para frear em cima da hora.

PONTOS POSITIVOS
CONSUMO
SUSPENSÃO TRASEIRA
PREÇO MAIS COMPETITIVO DO MERCADO

PONTOS NEGATIVOS
FALTA DE TOQUE EM BAIXA ROTAÇÃO
TRAÇÃO DIANTEIRA
ACESSO AOS BANCOS DIANTEIROS

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