Emerson Fittipaldi é um dos pilotos mais incríveis que já passaram pelo automobilismo. Além de ter dois títulos da Fórmula 1, ele também foi campeão da Champ Car (um dos inúmeros nomes da Fórmula Indy), venceu duas vezes as 500 Milhas de Indianápolis e fundou uma equipe de Fórmula 1, a Copersucar. E depois de tudo, no alto de seus 70 anos, ele acaba de lançar seu primeiro carro. 

Mas não se trata de um carro qualquer como um popular compacto, é um supercarro. O Fittipaldi EF7 Vision Gran Turismo by Pininfarina é um supercarro de 600 cv e produção limitadíssima. Como o gigantesco nome já indica, o carro foi desenhado pelo estúdio italiano Pininfarina. Trata-se da casa de estilo que durante décadas moldou as linhas dos bólidos da Ferrari. 

Coração
Debaixo da silhueta inebriante, que remete às macchinas de Maranello, há um conjunto mecânico desenvolvido pela HWA, empresa dedicada a preparar os carros da Mercedes-AMG que correm no Deutsche Tourenwagen Masters (DTM). Trata-se de um motor Mercedes-Benz V8 4.8 litros de aspiração natural que desenvolve 600 cv e transmissão sequencial de seis marchas. Os dados de desempenho não foram divulgados 

O que chama a atenção é que atualmente a Mercedes-Benz não possui nenhum motor com essa especificação. Os atuais V8 da casa têm 4.0 litros de deslocamento e são superalimentados com dois turbocompressores, que geram potências que vão de 457 cv a 612 cv. Esse bloco é utilizado inclusive nos carros da DTM que HWA prepara.

Além disso, o último bloco com oito cilindros em V e aspiração natural da estrela de três pontas tinha capacidade volumétrica de 6.3 litros, o que deixa uma grande dúvida sobre o que os engenheiros da HWA fizeram para chegar a um motor tão peculiar.

Videogame
No entanto, ainda há muitas dúvidas sobre o EF7, como, por exemplo, onde será montado, qual será seu volume de produção e quanto cada belezura dessas custará. Por outro lado, o que é sabido é que o supercarro fará parte da lista do game “Gran Turismo Sport”, exclusivo para PS4. Com data de lançamento para 31 de dezembro, o game de corrida é a maneira mais fácil de se ver a obra-prima de Emerson em ação.