Encontros de carros sempre são interessantes. Desde aqueles improvisados num sábado à tarde, assim como confrarias de um só modelo, seja de Fuscas ou Opalas, ou grandes encontros como os de Águas de Lindóia ou Araxá. Em todos os casos, essas reuniões de sempre são um deleite para quem curte automóveis. Agora, tente imaginar um encontro em que são reunidos modelos de diferentes gerações, mas que, ao invés de ficarem estacionados, disputam provas de tempo e até mesmo duelam em diversas corridas... Esse é o Festival de Velocidade de Goodwood.

Trata-se de um encontro que vem se repetindo desde 1993, em Goodwood, no interior da Inglaterra. A ideia surgiu quando o aristocrata Lord March resolveu não apenas admirar carrões estacionados, mas vê-los em ação novamente.

No festival, não é raro deparar com carros que tiveram grandes conquistas na Fórmula 1, nos mundiais de Rali e Endurance. Também é possível encontrar aqueles que fizeram história nas 24 Horas de Le Mans e demais provas icônicas como as 500 Milhas de Indianápolis ou no GP de Mônaco. E o melhor: eles correm para valer no circuito ou prova de subida de montanha. Não chega a ser um Pikes Peak, mas tem todo seu charme. E sabe quem são os pilotos? Nomes como Rubens Barrichello, Dereck Bell, Emerson Fittipaldi, Jack Stwart e praticamente todos os corredores que vierem em sua mente.

Vitrine

Diante de enorme audiência que o festival atrai durante quatro dias, fabricantes passaram a reservar para Goodwood muitos lançamentos.

Mas não se tratam de carros mundanos, mas de auto desempenho, como o Ford GT Mark II – uma nova edição aprimorada do supercarro que terá apenas 45 unidades. Exclusivo para pista, o motor V6 3.5 teve a potência ajustada para 700 cv e o preço fixado em US$ 1,2 milhão.

A Audi também levou para o encontro o R8 LMS GT2, uma versão de pista que teve a carroceria totalmente modificada para a melhor performance. O V10 entrega 640 cv.

Teve de tudo na pista, do carro de Senna à ‘Besta de Turim’

Melhor que ver um monte de carros incríveis perfilados lado a lado, é vê-los voando baixo nas diferentes competições que ocorrem no Festival de Velocidade de Goodwood. Em 2019, a feira combinou automóveis e pilotos que ajudaram a escrever a história do esporte a motor, como por exemplo Rubens Barrichello na prova de subida de montanha com a Brawn BGP001, com a qual ele disputou a temporada de 2009.

Outro reencontro foi o de Emerson Fittipaldi com a Lotus 72E, assim como a dobradinha do cinco vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, Dereck Bell, com o Porsche 917 LH. No entanto, um dos reencontros mais legais foi protagonizado pelo escocês Jack Stewart e a Matra S80, com o qual o piloto conquistou o título da Fórmula 1, em 1969.

ABSURDO – O Audi R8 foi desenvolvido a partir de resultados das pistas; agora, o R8 LMS GT2 vai aind

ABSURDO – O Audi R8 foi desenvolvido a partir de resultados das pistas; agora, o R8 LMS GT2 vai ainda mais além

Lendas

Entre os automóveis que aceleraram em Goodwood, estavam a McLaren MP4/4, número 12. Foi o modelo que Ayrton Senna conquistou o primeiro Mundial, em 1988, vencendo oito das 16 corridas da temporada. Alain Prost, que corria com o carro número 11, venceu outros sete GPs. A única corrida em que o MP4/4 não levou um dos pilotos ao pódio foi no GP de Monza, vencido pelo ferrarista Gerhard Berguer.

E por falar nos carros da escuderia italiana, outro monoposto que trouxe lembranças foi o F2004, que deu ao alemão Michael Schumacher seu sétimo e último título na F1, em 2004. O bólido foi pilotado pelo piloto de rali Luis Perez-Companc. Entre os veículos inusitados que aceleraram em Goodwood estavam máquinas como o Fiat S76. O modelo é um colosso de 1910, equipado com um gigantesco motor quatro cilindros de 29,5 litros, e que leva o apelido de “A Besta de Turim”.

Recorde

Mas um dos grandes momentos da festa foi a performance do Volkswagen ID.R. O bólido elétrico, recordista no Pikes Peak, voltou ao festival inglês e quebrou seu próprio recorde na subida de montanha, com o tempo de 39,9 segundos, com o francês Romain Dumas ao volante.

ZUMBIDO – O Volkswagen ID.R retorna a Goodwood para quebrar mais uma vez o recorde na subida de mont

ZUMBIDO – O Volkswagen ID.R retorna a Goodwood para quebrar mais uma vez o recorde na subida de montanha

Assista também!