Hatch da BMW ganha potência para bater de frente com S3 e A45 AMG

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
05/11/2016 às 10:45.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:32
 (BMW / Divulgação)

(BMW / Divulgação)

No vasto glossário do automóvel, o termo hot hatch é tão cativante quando muscle car ou Gran Turismo. Ou seja, é uma expressão que literalmente separa o joio do trigo quando o assunto é carros compactos. E uma forma de exemplificar um hot hatch é o novíssimo BMW M 140i, versão de alto desempenho do Série 1 que chega ao Brasil para aposentar o M 135i ao preço nada modesto de R$ 267.950. 

Na prática, o modelo ganhou mais 20 cv e 5 mkgf de torque, saltando para 340 cv e 51 mkgf, na ordem. Falando assim, os números soltos podem não dizer muita coisa, mas quando se trata de um carro do porte de um VW Golf com a potência semelhante a de um Porsche Boxter, aí sim é possível entender o significado da expressão inglesa. 

O ganho de vigor ao compacto alemão era uma necessidade em vista da evolução dos concorrentes diretos, o Audi S3 e o Mercedes-Benz A45 AMG, com suas potências estúpidas de 310 cv e 381 cv, extraídas de pequenos blocos 2.0. 

No caso do M 140i, a unidade debaixo do capô é o conhecido seis cilindros em linha biturbo 3.0, presente em praticamente todos os modelos da marca, com raras exceções como o pacato Série 2 Active Tourer e o utilitário-esportivo X1, que utilizam motor 2.0 transversal no lugar da montagem longitudinal.

Um dos trunfos do esportivo é que todo o torque está disponível a partir do 1.500 rpm. Ou seja, praticamente em ponto morto, o que permite ao hatch acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e atingir a velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 250 km/h.

Em termos de estilo, a atual geração do Série 1 está bem aquém de seus rivais, mas o modelo pretende seduzir o consumidor pela sua dirigibilidade mais arrojada, pois é o único com tração traseira. A versão ainda conta com conjunto de suspensão e freios esportivos, que fazem dele uma opção certeira para quem pode ser dar ao luxo de gastar uma pequena fortuna para se divertir nos chamados track days em pista fechada.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por