HB20 ganha motor turbo 1.0 a partir de R$ 47,5 mil

Hoje em Dia - Belo Horizonte
15/04/2016 às 18:54.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:58
 (Hyundai/Divulgação)

(Hyundai/Divulgação)

SÃO PAULO (SP) – A Hyundai acaba de lançar no mercado a versão 1.0 turbo para a linha HB20, disponível tanto na versão hatch, quanto na sedã. A unidade chega como versão intermediária entre os motores 1.0 e 1.6 motivado pelo bom desempenho da dupla no mercado brasileiro. Segundo a fabricante, a Hyundai, ao lado da Toyota, foi a única marca a crescer no primeiro trimestre de 2016, em relação ao mesmo período de 2015. Desempenho que garantiu aos sul-coreanos o quarto lugar em participação no acumulado do ano. Posição que até então era ocupada há anos pela Ford.

E diante disse cenário adverso ao restante da indústria, a empresa quer aproveitar seu bom momento para expandir a linha. Tanto que o Brasil é o primeiro mercado a receber um motor 1.0 turbo da marca, além da Coreia do Sul.

Com 105 cv e 15,8 mkgf de torque o motorzinho tem especificações muito parecidas com a unidade TSI da Volkswagen, que equipa o up! turbinado. A diferença é que o motor alemão conta com injeção direta de combustível e a unidade sul-coreana utiliza alimentação convencional com bicos injetores no duto de admissão. 

Na Coreia do Sul, o motor utiliza o mesmo recurso de alimentação que a up!, que tem queima de combustível mais eficiente, mas por aqui o padrão convencional foi tido com mais funcional.

Cartada
Por outro lado, o HB20 tem uma carta na manga em relação o conjunto do up!. O motorzinho conta com uma caixa de câmbio manual de seis marchas, que é mais elástica que as cinco do pequenino da VW. 

No entanto, a Hyundai está se lixando para o up!. Pelo menos é o que quis demonstrar na apresentação do produto, que não citou o colega de turbina. Para a marca, sua principal preocupação é com o Chevrolet Onix, atual líder do mercado com 35 mil emplacamentos em 2016 e com quem o HB20, que soma 25 mil carros, disputa a preferência do público. Além do compacto da GM, ainda figuram na lista de rivais Palio, Etios, Sandero e até mesmo o veterano Gol.

Preços
A estratégia da Hyundai para convencer o consumidor é oferecer um modelo intermediário com desempenho superior ao Onix/Prisma, com motor 1.4. Para chegar à conta ela decidiu oferecer o motor apenas nas versões Comfort Plus e Comfort Style, que acresce mais R$ 3.700 ao que é cobrado pela mesma versão equipada com motor 1.0 aspirado. Sendo assim, o HB20 turbo tem preço sugerido de R$ 47.445 (Plus) e R$ 51.595 (Style), no sedã HB20S o valor cobrado é de R$ 51.475 (Plus) e R$ 55.225 (Style).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por