(Divulgação)
Motos trail são polivalentes e encaram qualquer situaçao. A Kawasaki Versis 1.000 não foge à regra. Apesar do tamanho, do generoso motor com 120 cv e de seus 250 quilos, ela é dócil e de fácil pilotagem.
Em baixas rotações, nada de trancos! A entrega de força é linear e vai crescendo suavemente até que em torno das 6 mil rpm ela se torna nervosa e mostra do que é capaz.
A ciclística também é “tranquila”, com as respostas do guidão sempre adequadas às inclinações.
Para maior segurança, o sistema de controle eletrônico de tração (regulável em três níveis) evita derrapagens ao acelerar sobre vias com baixa aderência. O assento do piloto é um problema para os não tão altos. Com 84 cm de altura, dificulta o apoio de quem tem menos que 1,75 m.
O conforto é outro ponto positivo, a postura ereta das “trail” junto aos assentos em gel e pedaleiras bem posicionadas, garantem longas jornadas sem cansaço, tanto para o piloto como para o garupa. A embreagem é leve e suave, assim como o câmbio de seis marchas tem engates fáceis e precisos.
O sistema de acoplamento deslizante permite limitar o freio motor, para evitar desequilíbrio nas reduções, durante entradas de curvas.
O painel oferece conta-giros analógico, velocímetro digital, além de medidor de combustível, relógio, hodômetro total e dois parciais, consumo de combustível, autonomia e temperatura do ar.
O quadro e as rodas são em alumínio contribuem para reduzir o peso final. Os freios a disco gerenciados por ABS. A suspensão invertida garante suavidade no asfalto e bom contato com o solo, mesmo em pavimentações irregulares ou caminhos off road.
Ficha técnica
O QUE É?
Categoria “Big Trail”, com vocação para viagens e aventuras por qualquer terreno.
ONDE É FEITA?
Montagem na unidade da Kawasaki em Manaus.
QUANTO CUSTA?
R$ 56.020
COMO ANDA?
O desempenho é vibrante em todas as faixas e a elasticidade do motor convida a acelerar. São 120 cv, torque de 10,4 mkgf. Aceleração de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e velocidade máxima de 219 km/h. Com guidão leve e reações adequadas às inclinações, a ciclística é impecável. O elevado assento do garupa é confortável e proporciona boa visibilidade.
COMO BEBE?
O consumo médio cidade/estrada ficou em torno de 15,8 a 21,3 km/l.
COM QUEM CONCORRE?
As concorrentes mais próximas são KTM 1290 Super Duke R (R$ 79.000), Ducati Multistrada 1.200 S Touring (R$ 70.985), BMW S 1000 XR (R$ 72.900) e Triumph Tiger Explorer XC ABS (R$ 63.990).
AUTONOMIA:
O tanque de combustível com capacidade para 21 litros, permite viagens longas acima de 400 quilômetros, (claro que pilotando de forma comportada), sem paradas para abastecimento.
PONTOS POSITIVOS:
VERSATILIDADE
DESEMPENHO
CONFORTO
PONTO NEGATIVO:
ALTURA ASSENTO PILOTO