Lamborghini levará versão final do Urus para Genebra

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
10/02/2017 às 18:46.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:50

Em 2012, a Lamborghini estava com a corda toda. Além de lançar o todo poderoso Aventador para suceder o Murcielago, a marca de Sant’Agata de Bolognese resolveu que estava na hora de retornar ao mercado de utilitários-esportivos (SUV) com o Urus. O amigo não leu errado. A marca do touro de briga já teve um jipão entre os anos de 1986 e 1993, o LM002, que não era sinônimo de beleza e nem mesmo sucesso de vendas, com apenas 328 carros fabricados.

Tudo bem, mas e o Urus? A boa nova é que a Lamborghini anunciou que irá levar para o Salão de Genebra, que acontece em março, a versão definitiva do jipão, e que a produção dele terá início já em abril. Para quem não sabe, a Lamborghini pertence ao Grupo Volkswagen e a gigante alemã tem investido pesado no segmento de jipões de alto luxo desde que o Porsche Cayenne iniciou seu levante no início dos anos 2000. </CW>
A partir daí, a tendência foi seguida por demais selos do grupo como a própria VW, Audi e até mesmo a aristocrata Bentley com seu caríssimo Bentayga.
 

Alcunha
O Urus segue a tradição da marca italiana em batizar carros com nomes de touros de briga ou de raças. O Urus é um nome popular da raça auroque, extinta no século XVII, conhecido por suas grandes dimensões e muito difícil de ser domesticado.

Sob o capô
Após 24 anos a Lamborghini voltará a oferecer modelo com motor montado na parte dianteira. Em 2012, a Lamborghini informou que o jipão ofereceria potência em torno dos 600 cv, mas não detalhava que motor estaria sob o capô. A julgar pela posição e cavalaria era mais que certo que ele receberia a unidade V10 5.2 do Gallardo, que também equipa o Audi R8 V10. No entanto, novas pistas sugerem que o Urus terá motorização híbrida, o que pode até indicar que ele receba uma unidade oriunda das marcas alemãs de menor volume como os V8 biturbo utilizados pela Porsche e Audi. Mas o que é certo é que o novo Lambo terá tração integral e muita força, afinal o que os executivos da marca confirmam é que querem o SUV mais rápido do mundo.

Em março a gente fica sabendo!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por