Largando em nono, Hélio Castroneves terá chance de chegar à quarta vitória

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
27/05/2016 às 21:36.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:38
 (Divulgação)

(Divulgação)

Se Mônaco é o cenário mais charmoso do automobilismo, o templo da velocidade se chama Indianapolis Speedway, onde se disputa as 500 Milhas de Indianápolis. Uma das mais desafiadoras provas do esporte a motor, onde a média de velocidade é de 300 km/h, numa corrida de 200 voltas, 805 quilômetros e cerca de quatro horas de duração.

A corrida de amanhã tem uma razão especial, é a centésima edição da prova disputada desde 1911 e interrompida apenas entre os anos de 1942 e 1945, período em que os Estados Unidos participaram das Segunda Guerra Mundial.

E ao contrário do GP de Monte Carlo, que terá seu grid definido hoje, a pole position em Indianápolis foi decidida no último final de semana tendo James Hinchcliffe, da equipe Schmidt Peterson Motorsports largando à frente. Os brasileiros Hélio Castroneves e Tony Kanaan largarão na nova e 18ª posições, na ordem.

Com quatro curvas e 2,5 milhas (4 quilômetros) de extensão, Indianápolis não é o oval mais rápid0 dos EUA, e fica abaixo das tri-ovais Talladega (exclusiva para Nascar) e Daytona. Uma das razões é o ângulo da tangência das curvas, que exige que o piloto alivie o acelerador na entrada evitando que a força centrífuga não o jogue contra a mureta.

Repletas de tradições, a linha de largada é um faixa de tijolos vermelhos com uma jarda de espessura (91,4 centímetros) a chamada r<CF36>ed brickyard em memória do piso original da autódromo. Outra tradição da Indy 500 é a comemoração com uma garrafa de leite no lugar de espumante.
A comemoração com leite teve início em 1933, depois que Louis Meyer ao vencer a prova pela segunda vez pediu leite para matar a sede. Daí em diante, sempre teve uma reluzente garrafa branca esperando pelo vencedor.

Brasileiros na Indy 500
Nas 99 edições das 500 Milhas de Indianápolis, quatro brasileiros venceram a prova em sete edições. O primeiro foi Emerson Fittipaldi, que venceu a prova em 1989 e posteriormente em 1993. Hélio Castroneves ganhou a corrida três vezes (2001, 2002 e 2009) e é o piloto com mais vitórias ainda em atividade. Gil de Ferram também e Tony Kanaan também levantaram a garrafa de leite em 2003 e 2013, na ordem. A prova terá largada lançada (em movimento) às 13 horas, horário de Brasília, com transmissão da TV Bandeirantes.

Além dissoDivulgação /

As 500 Milhas de Indianápolis tiveram um game exclusivo, publicado em 1990 pela Papyrus. “Indianapolis 500: The Simulation” foi um marco nos jogos de corrida para PC. O game trazia excelentes gráficos e simulação de física muito fidedigna à realidade. Dificílimo, o jogo oferecia três carros, tendo o Penske Chevrolet de cor amarela o mais potente e arisco. Antes da prova, o jogador precisava ajustar a suspensão, cambagem das rodas, sistema de alimentação, ângulo das asas e demais parâmetros, para tentar completar as 200 voltas em total concentração, pois qualquer erro significava fim de corrida.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por