Lendas do Automobilismo: 935 K3, o insano Porsche de 856 cv

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
16/12/2016 às 19:46.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:07

A Porsche é uma daquelas marcas que adoram empilhar suas conquistas nas pistas. Mas não é para menos, a marca alemã tem uma sedução por corridas e já participou de tudo, desde a Formula 1 (isto mesmo entre os anos de 1961 e 1962 como escuderia e posteriomente como fornecedora de motores da McLaren e Footwork) ao rali. Mas o terreno dos alemães são as competições de turismo e provas de longa duração (endurance), principalmente as 24 Horas de Le Mans. 

Com 18 vitórias na mais importante prova do automobilismo, uma dela é creditada ao incrível 935 K3, que faturou a edição de 1979. Apresentado em 1977, o 935 era uma evolução do Carrera RSR de 1974. Utilizando a base e motor do 911 Turbo, o 935 foi um devorador de vitórias. Das 370 provas que o carro participou, venceu nada menos que 123. No entanto, foi em Le Mans que o carro pilotado pelo alemão Klaus Ludwig e os irmãos norte-americanos Bill e Don Whittington entrou para a história.

Frankenstein
É bem verdade que o 935 K3 de 1979 passou por severas modificações na parceria entre a Porsche e a Kremer Racing. Basicamente, só restou a estrutura do carro, pois ele foi totalmente refeito utilizando elementos aerodinâmicos para oferecer a melhor performance na pista.

Os tradicionais faróis redondos foram rebaixados para o para-choque, para reduzir o arrasto. Nas laterais foram instaladas grandes tomadas de ar para refrigerar o motor boxer seis cilindros 3.0 e os freios traseiros. E, por falar em motor, estima-se que o K3 despejava 856 cv de potência nas rodas traseiras. Um detalhe interessante, o K3 era famoso por suas labaredas no escapamento. O fenômeno se dava pelo retardo das turbinas em relação ao sistema de injeção mecânica, que deixavam passar gasolina para a válvula de alívio nas trocas de marcha.

Aerodinâmica
A conhecida traseira do 911 também desapareceu sob uma grande estrutura alargada e um enorme aerofólio projetados para aumentar o efeito solo e deixar o carro literalmente grudado no chão. Tudo isso fez com que o 935 K3 se tornasse um carro de aceleração rápida e com ótimo controle direcional, principalmente quando com superava a barreira dos 350 km/h na longa reta Mulsanne, com seus mais de cinco quilômetros de comprimento. 

O K3 número 41 largou na tarde do sábado 9 de junho de 1979 e por 24 horas o trio se revezou até a bandeirada no domingo, dia 10, quando o Porsche 935 K3 cruzou a linha de chegada após 307 voltas. Ele foi seguido por outros três Porsches: dois 935/77 nas segunda e terceira posição, e um 934, que terminou em quarto.

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