Manutenção - A hora de substituir pastilhas e lonas de freio

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
26/05/2017 às 17:18.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:44


O bom estado de conservação de um automóvel depende diretamente da atenção que o proprietário tem com os itens de desgaste como filtros, lubrificantes, fluidos, pneus e bateria, assim como as pastilhas e lonas de freio. Estes dois últimos são de suma importância no quesito segurança, mas nem todo mundo se lembra deles.

O freio de um carro é acionado por um sistema hidráulico composto por um servo freio. Quando pisamos no pedal, é gerado um vácuo que movimenta o cilindro mestre. Isto faz com que o fluido de freio seja bombeado e empurre pinças e sapatas contra os discos e tambores, gerando uma fricção que imobiliza as rodas.

Entre as pinças e sapatas estão as pastilhas e lonas, que com o tempo se desgastam. Quando chegam ao limite, a eficiência da frenagem é comprometida, elevando o risco de acidentes.

Quando trocar?
Fabricantes estipulam uma média de 20 mil quilômetros para pastilhas e 50 mil quilômetros para as lonas. As pastilhas têm vida útil menor, pois são mais exigidas que as lonas, já que há uma pressão maior no eixo dianteiro, poupando o desgaste dos componentes das rodas traseiras.
No entanto, a vida útil (principalmente das pastilhas) pode variar de acordo com o modo como o motorista dirige. Tem gente que vive com o pé no freio. 

Se você é daqueles que descem uma ladeira segurando o pedal, ou aceleram muito entre um quarteirão e outro, sendo obrigado a pisar forte para imobilizar o veículo, saiba que tudo isso acelera o desgaste das pastilhas para menos de 15 mil quilômetros. 

O contrário acontece quando o condutor costuma usar o freio motor para controlar a velocidade numa descida ou tem o hábito de soltar o carro bem antes do cruzamento ou do semáforo para que o próprio atrito com o piso desacelere, poupando pastilhas e lonas.

Sinais
Alguns sinais, caso o motorista não saiba quando foi feita a última troca, podem ajudar a perceber que as pastilhas estão chegando ao limite. O primeiro é a dificuldade para frear o carro. Rangidos também indicam que a pastilha está no final e que as partes metálicas estão friccionando os discos (o que pode danificá-los e exigir a troca). 

Mas o mais seguro é levar o carro ao mecânico e pedir para que ele verifique o estado de pastilhas e lonas. O profissional poderá dar uma previsão de quanto mais eles suportam ou se devem ser substituídos. 

Na dúvida, convém pedir a troca das pastilhas e lonas e passar a ficar atento à quilometragem, além de sempre pedir ao mecânico que confira o conjunto de freios. 

Os valores dependem de cada modelo de automóvel, mas há lonas que custam menos de R$ 20 e pastilhas que partem dos R$ 30. É um gasto muito pequeno para itens tão importantes!

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