Mercedes-AMG GT R, o carro que foi forjado em pleno 'inferno verde'

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
16/07/2016 às 11:08.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:19
 (Mercedes-Benz)

(Mercedes-Benz)

Inferno Verde! Este foi o nome dado pelo escocês Jack Stewart ao Anel Norte (Nordschleife) de Nurburgring. O octogenário circuito, com mais de 21 quilômetros de extensão, é um dos campos de testes mais severos que existem. Tanto que os engenheiros automotivos são enfáticos em afirmar que se um carro andar bem em Nordschleife ele anda em qualquer lugar. E foi lá, em pleno Inferno Verde, que a Mercedes-Benz moldou o Mercedes-AMG GT R, versão de alto desempenho do cupê da estrela de três pontas.

O GT R foi revelado há menos de um mês no Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra. O modelo foi totalmente revisado para oferecer o máximo desempenho e performance não apenas em Nurburgring, mas em qualquer outra pista. 

O V8 biturbo 4.0 saltou de 510 para 585 cv. A transmissão AMG Speedshift de sete marchas e dupla embreagem foi também revista para permitir que o cupê possa acelerar a até 318 km/h.

No chão

Em Norsdschleife, além de motor e caixa, o carro precisa ter um acerto de suspensão impecável para suportar os diversos tipos de asfalto e as curvas maldosas como o “grampo” do Carrossel e também a traiçoeira Adenauer Forst. 

O GT R ganhou novos amortecedores com gerenciamento eletrônico e sistema de esterçamento no eixo traseiro, que inclina poucos graus as rodas traseiras em sentido contrário às da frente para auxiliar nas curvas.

Para finalizar, o modelo ainda ganhou bitolas mais largas, rodas aro 19 na frente e aro 20 atrás, além de defletores dianteiros móveis no para-choque para acentuar o efeito solo. 

Visualmente, o grande destaque do Mercedes-AMG GT R é a grade dianteira, com desenho inspirado no 300SL “Asa de Gaivota”, que venceu a Carrera Mexina em 1952.

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