Renault quer versão esportiva do Zoe

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
20/04/2016 às 15:28.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:02
 (Renault/Divulgação)

(Renault/Divulgação)

Aos poucos os automóveis totalmente elétricos estão ganhando terreno e se aproximando dos demais segmentos das indústria. Se os modelos pioneiros priorizaram design próximo de um monovolume como Nissan Leaf e Mitsubishi MiEV, para melhor distribuição de peso a acomodação de baterias, motores e demais engenhocas essenciais para o funcionamento desse tipo de automóvel, atualmente os fabricantes têm ousado mais e já oferecem, sedãs, cupês, utilitários e até mesmos hatchs esportivos, como é o caso do Renault Zoe, que pode ganhar uma versão brava com chancela R.S.

Lançado em 2012, o Zoe já acumula cerca de 40 mil unidades vendidas e caiu no gosto do consumidor europeu. E a hipótese de um esportivo não é mera especulação. A afirmação sobre vem do diretor da divisão Renault Sport, Patrice Ratti, em entrevista à publicação britânica Autocar. Segundo o executivo, o projeto segue em desenvolvimento, e o grande desafio tem sido ampliar a autonomia das baterias, sem que haja comprometimento do comportamento dinâmico. E faz sentido, a versão de produção do Zoe pesa algo em torno de 1.4 tonelada, sendo que só as baterias contribuem com 290 quilos. Para um automóvel do tamanho de um Sandero, qualquer grama conta.

Performance
No entanto, Pratti afirma que o protótipo construído pelo time espanta pelas reações brutais do carrinho. De acordo com o executivo, a aceleração é espantosa, devido à vantagem de o motor elétrico ter oferta plena de torque. 

Pratti ainda destaca a performance excepcional do protótipo, que teve conjunto de suspensão, direção e ajustes aerodinâmicos retrabalhados. O francês só não disse quando chega.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por