Urus, o mais pesado dos touros da Lamborghini

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
08/12/2017 às 18:23.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:08
 (Lamborghini)

(Lamborghini)

E lá se vão quase seis anos desde que a Lamborghini apresentou o conceito Urus, no Salão de Genebra em 2012. Desde então, o utilitário-esportivo (SUV) tem sido prometido. Executivos da marca chegaram a confirmar o jipão na mostra suíça, que aconteceu em março, mas sua apresentação aconteceu só agora, no apagar de 2017. 

Assim como as demais alcunhas da marca italiana, é uma referência a uma raça de touro ou a um exemplar em especifico. Urus é o nome espanhol da espécie Auroque, extinta no século XVII, e que era conhecida por ser um animal de grande porte e impossível de ser domesticado.

O Urus chega para assumir o posto alto na hierarquia dos utilitários-esportivos do Grupo Volkswagen. Tanto que já tem preço e custará nada menos que US$ 200 mil (R$ 646 mil) nos Estados Unidos. Mais caro que ele apenas o Bentley Bentayga, que vale US$ 231 mil, também na terra do Tio Sam.

Do conceito, o Urus aproveitou suas principais linhas, mas elas precisaram ser ajustadas para caber na plataforma PL73. Que também é utilizada para construir o Bentayga, a atual geração do Cayenne, Audi Q7 e servirá para os futuros Q8 e Volkswagen Touareg.

Ao contrário dos demais, o Urus é o primeiro SUV que utiliza uma cadência de carroceria mais acentuada como nos rivais BMW X6 e Mercedes-Benz GLE Coupé. O estilo também será adotado pelo Q8, que busca uma proposta mais esportiva.

Motorização
E assim como os primos alemães, o Urus também recorre a um motor V8 biturbo 4.0 para se deslocar. A unidade é a mesma que equipa as versões topo de linha da parentada, com exceção do Bentley que utiliza um gigantesco W12. No entanto, a potência foi recalibrada para gerar 650 cv e não “apenas” os 560 cv do Cayenne Turbo. O torque do touro é de estúpidos 85 mkgf entre 2.250 e 4.500 rpm.

Alguns puristas até que podem torcer o nariz pelo fato de o jipão ter um motor “pequeno” em relação aos demais integrantes da família Huracán e Aventador, que adotam unidades V10 e V12, na ordem.

No entanto, são motores desenvolvidos para serem montados na posição central traseira e não à frente do volante. Seja como for, a unidade é mais que suficiente para o jipão de 2.200 quilos acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e atingir a máxima de 305 km/h.

Para não deixar que cada passeio do Urus se transforme numa Festa de São Firmino (quando o touros são soltos nas ruas de Pamplona), o SUV italiano conta com um robusto aparato eletrônico que inclui vetorização de torque, controles de tração e estabilidade, além sistema que altera os modos de condução para seis programas: Strada, Sport, Corsa (pista), Neve, Terra (off-road) e Sabbia (areia).

Por dentro, o Urus herda apenas o estilo dos interiores de seus irmãos, assim como bancos esportivos para quatro ocupantes. O espaço é farto, uma vez que a distância entre-eixos é de 3,0 metros, com 11 cm a mais que o Cayenne. 

Assim, depois de quase 500 anos, o mais bravo dos touros volta à vida, ainda mais furioso!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por