(Volvo)
O Volvo XC60 é, sem dúvida, o carro chefe da marca sueca no Brasil. O utilitário-esportivo (SUV) virou coqueluche por ter sido o primeiro automóvel do atacante Neymar quando ele ainda era menor de idade, com uma média de 2 mil unidades anuais vendidas. Para uma marca que se propôs a trabalhar na casa das 4.500 unidades/ano (para não estourar a cota de importação e não ter que embutir sobretaxa nos lotes excedentes), o modelo é a “menina dos olhos” da filial, tanto que acaba de ganhar uma versão diesel, partindo de R$ 200 mil.
Equipado com motor D5 cinco cilindros 2.5 de 220 cv, a unidade pode até não surpreender diante dos 245 cv da unidade à gasolina. No entanto, os 44 mkgf de torque disponíveis a 1.500 RPM é que fazem dessa versão se comportar como se fosse uma miniatura de um caminhão Fh Globetrotter.
O jipão ainda conta com tração integral e muita força em baixa rotação, o que faz com que o XC60 D5 seja um automóvel que remeta a aplicações fora-de-estrada. Inclusive os pneus contam com “ombros” mais largos, mais resistentes a terrenos acidentados.
E mesmo que seja capaz de encarar pisos irregulares e de pouca aderência, o foco do motor é a eficiência. Segundo a Volvo, o SUV foi aferido pelo Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular e registrou consumo de 9,5 km/l na cidade e 12, 5 km/l na estrada, o que lhe conferiu classificação A pelo órgão.
Disponíveis em duas versões Kinetic (R$ 199.950) e Momentum (R$ 224.950). A opção de entrada oferece itens de série como banco do motorista com regulagem elétrica e memória, ar-condicionado digital de duas zonas, espelhos retrovisores elétricos com desembaçador, memória de ajuste e rebatimento, sistema de entretenimento com tela de sete polegadas, navegador GPS, leitor de DVD, áudio de alta fidelidade e telefonia.
O XC60 também conta com o serviço de atendimento Volvo On Call, que funciona da mesma maneira que o OnStar da Chevrolet, com auxílio à busca de endereços e até mesmo serviço de localização e socorro em caso de acidentes.
E por falar em acidentes, o pacote de segurança segue a cartilha obsessiva da marca sueca e oferece o sistema City Safety, que monitora o tráfego e mantém margem de segurança do veículo à frente, podendo até frear o carro completamente quando há risco de iminente do colisão.
Ainda está presente uma encorpada sopa de letrinhas que, além dos convencionais freios ABS, controles de estabilidade (ASC) e tração (DSTC), ainda garante monitoramento dos pneus, freio de estacionamento eletrônico, seis airbags, ganchos no padrão Isofix para assentos infantis e faróis de xenônio direcionais.