Z 300: meio termo entre city e esportiva

Sérgio Melo
Especial para Auto Papo
15/04/2016 às 19:01.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:58
 (Divulgação)

(Divulgação)

Esqueça a antiga associação imediata entre a cilindrada de uma motocicleta e o seu desempenho. Quando os motores internamente eram muito parecidos isso funcionava, mas hoje a estória é outra... Com as modernas tecnologias construtivas, é possível que um fabricante obtenha muito mais potência que o seu concorrente em um motor com o mesmo volume. É o caso da recém chegada Kawasaki Z 300, que oferece 39 cv enquanto modelos de outras marcas na mesma faixa entregam apenas 25 cv. 

Ao acelerar tem-se a impressão de que os adesivos fixados nas carenagens estão errados, não parece possível ter apenas 300 cm³. Apesar da docilidade inicial em baixas rotações, quando o torque é relativamente reduzido, a partir das 6.000 rpm o motor se torna “nervoso” e o giro sobe cada vez mais até incríveis 13 mil rotações. 

Outro destaque que impressiona é a embreagem deslizante, normalmente só encontrada nas esportivas, que melhora a estabilidade nas curvas por minimizar os trancos nas reduções. Além de manete leve, o acoplamento é extremamente suave, entre os mais agradáveis conjuntos que já experimentei. 

A transmissão merece elogios, com engates leves e precisos, e “neutro” fácil de ser encontrado. A ciclística equilibrada e que convida a acelerar é fácil de ser explicada. O quadro e as suspensões vêm da irmã esportiva “Ninja 300”. 

O assento do piloto é amplo, firme e confortável. Já o do garupa, que, aliás, vai “lá no alto, no segundo andar”, proporciona boa visibilidade com nas esportivas, mas é pequeno e bastante duro. O design agressivo foi herdado da Z 800, praticamente idêntica, porém maior.

Ficha

O QUE É?
Estilo “Naked” com vocação urbana, mas que potência e torque para uso rodoviário.

ONDE É FEITA?
Produzida na unidade da Kawasaki em Manaus (AM).

QUANTO CUSTA?
R$ 19.690 e R$ 21.660 (ABS)

COM QUEM CONCORRE?
Com a saída da Honda CB 300R, apesar das diferentes cilindradas, as mais próximas atualmente são a KTM Duke 390 com 42 cv (R$ 21.110) e a Suzuki Inazuma 250 com 24,5 cv (R$17.900). 

MOTOR
À gasolina, 296 cm³ de cilindrada, potência 39 cv e torque 2,8 mkgf. 

COMO ANDA?
Velocidade máxima 170 km/h e aceleração de 0 a 100 em cerca de 6,5 segundos. 

COMO BEBE?
Consumo entre 23 e 28 km/l (urbano/rodoviário).

COMPORTAMENTO:
A posição de pilotagem agrada. As pernas se encaixam nas curvas do tanque, com postura natural e descontraída. Na hora de acelerar, basta inclinar o corpo para frente e sentir a roda dianteira “na mão” e total domínio sobre a máquina. A ciclística também leva nota 10, com perfeitas reações do guidão à inclinação. 

ACABAMENTO:
Materiais de ótima qualidade com vários componentes em alumínio, montagem bem feita e pintura impecável. 

PONTOS POSITIVOS: 
AGILIDADE 
DESEMPENHO 
ESTILO

PONTO NEGATIVO: 
ASSENTO GARUPA 

  

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