Hillary Clinton chega ao Quênia, em viagem pela África

AFP
04/08/2012 às 09:37.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:09
 (Jacquelyn Martin/AFP)

(Jacquelyn Martin/AFP)

NAIROBI - A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, chegou neste sábado (4) ao Quênia, onde discutirá as próximas eleições quenianas e se reunirá com os principais dirigentes do país vizinho, a Somália, imerso em uma guerra civil há mais de 20 anos.

Em Nairóbi, onde na sexta-feira à noite um ataque com granada deixou ao menos um morto, Hillary se encontrará com o presidente queniano, Mwai Kibaki, e com o primeiro-ministro, Raila Odinga.

As próximas eleições presidenciais no Quênia irão ocorrer em março de 2013. As últimas presidenciais de 2007 provocaram graves confrontos pelos quais quatro quenianos, entre eles dois candidatos às próximas eleições, serão julgados a partir de abril de 2013 perante o Tribunal Penal Internacional (TPI).

Na capital queniana, Hillary também se reunirá com os principais signatários do "Roteiro" para estabilizar a situação na Somália.

Entre os signatários figuram os líderes das autoridades federais de transição da Somália, que, em teoria, deixarão o poder no dia 20 de agosto, e os dirigentes de regiões semiautônomas.

Com a perspectiva de criar instituições permanentes, uma Assembleia constituinte aprovou nesta semana em Mogadíscio uma Constituição provisória para a Somália, país sem governo desde a queda do presidente Siad Barre, em 1991.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por