A série "Copa sem Escola", produzida pelo jornalista Bruno Moreno e pelo fotojornalista Samuel Costa, foi a grande vencedora do 8º Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público. Este é o segundo prêmio que a série conquista. 
 
Em setembro deste ano ficou em terceiro lugar no prêmio Adep, da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais. O material foi produzido após conquistar o VII concurso nacional Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, que financiou integralmente as viagens às seis capitais retratadas na série, além de Belo Horizonte.
 
Os jornalistas foram às principais cidades do Brasil em busca de personagens que pudessem confirmar uma hipótese: as desapropriações das obras da Copa do Mundo influenciaram na continuidade da vida escolar de crianças e adolescentes?
 
Infelizmente, a hipótese foi confirmada. Em todas as cidades visitadas os jornalistas constataram a falta de compromisso do poder público com a vida escolar. No geral, houve pouca ou nenhuma preocupação para que os estudantes não sofressem com as interrupções causadas pelas desapropriações.
 
O objetivo da série foi mostrar que o prejuízo causado às pessoas que tiveram dificuldade de continuar estudando não é apenas delas ou de suas famílias, mas de todo o país.
 
O especial "Copa Sem Escola" foi publicado em maio deste ano e rendeu o documentário “Gentrificados – O Impacto de Megaeventos na Vida dos Brasileiros”. 
 
Clique aqui e confira a página especial sobre a série Copa Sem Escola
 
Prêmio
 
Promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) desde 2007, o Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público visa a estimular, divulgar e prestigiar os trabalhos de interesse público produzidos pelos jornalistas mineiros.
 
O prêmio foi entregue durante festa ocorrida na noite de quinta-feira (17). No total, foram seis categorias contempladas: Reportagem impressa (jornal e revista); Reportagem fotográfica (jornal e revista); Reportagem de rádio; Reportagem de televisão; Reportagem de internet e Reportagem impressa – estudante de Jornalismo.