Quem estiver se programando para comprar um sedã nos próximos meses deve ficar atento às mudanças do segmento. Entre compactos e médios, a categoria de três volumes receberá novidades ainda este ano. Então antes de bater o martelo, fique sabendo que o modelo escolhido pode estar em fim de carreira e o amigo pode tirar proveito disso, chorando um bom desconto.

Mas quais modelos mudaram? Quem acompanha o HD Auto sabe que sedãs como Prisma, Corolla, Versa e Sentra ganharam ou receberão novas gerações. O novo Prisma, ou Onix Sedan, estreia no final do ano. A General Motors não faz mistérios sobre o carro que será o mesmo apresentado na China.

Ele vem para sepultar o Cobalt e se posicionar acima do Prisma atual. Então quem tiver de olho na opção maior deve pensar duas vezes se vale a pena investir agora num Cobalt e até mesmo no Prisma. O novo sedan terá motores turbo 1.0 e 1.3, bem mais eficientes que as unidades 1.4 e 1.8 de Prisma e Cobalt. Por outro lado, a chegada anunciada para o final do ano promoverá uma limpa nos pátios, e é possível levar o veterano com preços mais atrativos.

Rei posto
Outro modelo que passará por mudanças será o Toyota Corolla. No ano passado, a[/TEXTO] marca já tinha anunciado que o carro mudaria completamente e que demandaria um aporte de cerca de R$ 1 bilhão em sua planta paulista. Recentemente ela apresentou o carro camuflado e reafirmou que o sedã será o primeiro automóvel híbrido flex do mundo.

Assim, se o amigo busca um Corolla pode se valer da estreia da nova geração, em outubro, para barganhar uma unidade da geração atual. Ou então, aguardar mais e apostar no carro renovado.

Irmãos
Já renovados, Nissan Versa e Sentra chegam no Brasil em 2020, vindos do México. O novo Versa foi revelado há poucos dias na Flórida. Já o Sentra foi exibido quase simultaneamente no Salão de Xangai. O Versa virá para se posicionar entre a geração atual, que segue em linha na unidade de Resende. O Sentra substitui a geração atual. Ou seja, se o leitor está de olho em um dos japoneses e pode esperar para fazer a compra, talvez convenha aguardar mais um pouco.

Plástica
Para fechar a lista de sedãs que serão renovados este ano, o Cruze estreará nos próximos meses seu novo visual. O carro passou recentemente por uma reestilização, que lhe deu novos para-choques, faróis e lanternas. Tecnicamente, ele mantém o mesmo pacote, além de conexão 4G nativa. Nesse caso, vale a dica para derrubar o preço do atual na concessionária.