Inadimplência em Belo Horizonte registra pior nível dos últimos seis anos

Hoje em Dia*
03/09/2015 às 12:36.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:37

Belo-horizontinos nunca estiveram tão inadimplentes. É o que aponta a Análise de Endividamento do Consumidor de agosto, desenvolvida pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio-MG. Segundo o estudo, a inadimplência na capital alcançou o pior resultado em 2015.

No mês passado, o registro de compromissos financeiros com atraso de pagamento há mais de 90 dias chegou a 7,7%, 1,1 ponto percentual (p.p.) frente a julho. O resultado é o pior desde o sexto bimestre (novembro/dezembro) de 2009.

Por outro lado, mesmo com o aumento da inadimplência, desde junho segue a tendência de endividamento do consumidor.

O indicador  mostra o quanto os belo-horizontinos estão adquirindo compromissos financeiros, como financiamento de imóveis, carros, contração de empréstimos e uso do cartão de crédito. No mês passado, o índice chegou à marca de 53,7%, representando uma retração de 1,3 p.p. na comparação com o mês anterior.

O estudo aponta que a maioria dos entrevistados (37,5%) está com os compromissos em atraso há mais de três meses. Além disso, 56,7% dos consumidores consultados esperam saldar as contas atrasadas nos próximos 90 dias, percentual 33,3 p.p. menor do que os 90% registrados em julho.

De acordo com o levantamento da Federação, os principais motivos dos atrasos são o descontrole ou a falta de planejamento financeiro, relatados em 55,9% das respostas apuradas.

Na lista de comprometimento da renda para os próximos meses, os meios eletrônicos de pagamento como cartões de crédito e de loja são responsáveis por 83,8% dos compromissos, seguido por financiamento de automóveis, que representa 4,1%.

Já as chamadas “despesas correntes em atraso” - contas que, normalmente, são periódicas - lideram os gastos com fornecimento de água (25%), de energia elétrica (23,1%) e telefone fixo (23,1%).

*Com Fecomércio-MG

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