Incêndio no Colorado já destruiu aproximadamente 300 casas

AFP
28/06/2012 às 17:42.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:10
 (Chris Schneider/Getty Images/AFP)

(Chris Schneider/Getty Images/AFP)

DENVER - O incêndio que atinge o município de Colorado Springs (oeste dos Estados Unidos) destruiu "centenas de casas", declarou nesta quinta-feira (28) o prefeito da cidade, Steve Bach, enquanto os bombeiros esperam condições climáticas mais favoráveis para ajudar no combate àschamas. "Nós sabemos que centenas de casas foram destruídas", disse.

Bach não indicou números, mas vários meios de comunicação locais anunciaram entre 200 e 300 casas destruídas pelo incêndio, que se espalhou pela cidade na última terça-feira (26), surpreendendo os bombeiros.

O incêndio, batizado de Waldo Canyon Fire, já provocou a evacuação de 36.000 pessoas e destruiu cerca de 7.500 hectares de vegetação. As autoridades informaram que nenhuma nova construção foi destruída na madrugada de quinta-feira e não há vítimas até o momento.

Na manhã desta quinta-feira, apenas 5% do incêndio havia sido contido, mas os bombeiros esperam melhores condições climáticas para combater as chamas. O vento, que sopra desde terça-feira em direções contrárias, deve acalmar e a taxa de umidade aumentarsensivelmente. "Tudo pode ser controlado", disse à imprensa o comandante das operações, Rich Harvey. "Hoje seremos muito agressivos" contra o fogo, porque "todos os meios estão no local", acrescentou.

O presidente Barack Obama deve viajar para o Colorado na sexta-feira para avaliar os danos provocados na segunda maior cidade de Colorado, situada a 100 km ao sul de Denver, a capital do estado.

Devido às altas temperaturas e um clima muito seco, cerca de quarenta incêndios, em diferentes graus, atingem o oeste dos Estados Unidos. Os mais graves no Colorado, Utah, Montana, Novo México e Alasca.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por