Indústria de laticínios fortalecida: em parceria com o Estado, instituto oferece curso de queijos

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
09/03/2018 às 19:31.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:47
 (ILCT/Divulgação)

(ILCT/Divulgação)

Diversificar e qualificar o profissional da indústria de laticínios. Esse é um dos focos do curso “Fabricação de queijos maturados por fungos”, promovido pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), unidade ligada à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). 

O instituto fica em Juiz de Fora, na Zona da Mata. O curso tem duração de 20 horas, sendo quatro de exposição teórica e 16 de demonstração prática. O aprendizado é sobre o queijo gorgonzola, que tem maturação de 60 a 90 dias, e o camembert, de um mês.

“São queijos que vinham da Europa e, agora, têm ganhado cada vez mais o mercado brasileiro. Às vezes, os produtores não conseguem manter o alto padrão e esse é um dos diferenciais do curso, pois buscamos a alta qualidade da produção, desde a matéria-prima até a finalização”, diz Mauro Mansur Furtado, professor responsável.

Segundo a estudante Nawal Krayyem Arbex, os cursos na área de lácteos do instituto Cândido Tostes dão uma boa base sobre leite e queijos, dois setores gastronômicos com os quais ela quer atuar futuramente. “Participei de diversos conteúdos e quero continuar os meus estudos para dar aulas. Essa parte de lácteos é muito rica em conhecimentos”, afirma Nawal Arbex.

Outros cursos
O ILTC capacita e forma profissionais em outros ramos de atividade. O curso de formação básica em leite e derivados, realizado há mais de dez anos, será ministrado entre 21 e 23 de março. Nesta turma, 20 alunos vão ter contato com um programa de formação em bebidas lácteas.

O conteúdo aborda tanto aspectos tecnológicos, como tratamento térmico, quanto a abordagem sobre leites fermentados. Outro curso oferecido é o de doce de leite em pasta e barra. Mais informações pelo site candidotostes.com.br.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por