Jovens de 14 a 24 anos têm até sexta-feira (28) para se inscrever nos cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial do Senai do primeiro semestre de 2019. São mais de 4 mil vagas em 100 cursos distribuídos em 26 áreas, como alimentos, moda, mineração e eletroeletrônica. As inscrições podem ser feitas aqui

Para concorrer a uma vaga, os candidatos devem estar cursando a partir do 9° ano do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou ter concluído o Ensino Médio. Os cursos têm duração entre seis meses e um ano e meio e para entrar em um deles é preciso passar pelo processo seletivo.

Entre as opções disponíveis em Belo Horizonte, estão os cursos de Confeitaria, Processos Administrativos, Eletroeletrônica, Confecção e Moda, Impressão Serigráfica, Instalação Hidráulica, Redes de Telecomunicações, entre outros. 

De acordo com o Senai, os cursos de Aprendizagem Industrial dão aos jovens possibilidades reais de serem contratados por uma empresa como aprendiz. A contratação é via CLT, com os mesmos direitos dos demais trabalhadores, como férias, 13º salário, FGTS e vale-transporte.