Alguns usuários do Instagram acordaram nesta quarta-feira (17) com algo faltando na rede social: as curtidas. Desde esta manhã, ao rolar o feed, vários usuários notaram a falta do número de likes nas postagens.

De acordo com o Instagram, a alteração começou nesta quarta e vai remover não só o número total de curtidas, mas também as visualizações em vídeos. "Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram e nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias", informou a plataforma.

Durante o teste, somente os donos das postagens podem ver quantas curtidas elas receberam. O seguidor, por sua vez, só vê que houve curtidas se uma das pessoas seguidas por ele curtir, mas ainda assim sem o número. O teste no Brasil repete uma experiência do Instagram no Canadá e, de acordo com a rede social, trouxe resultados animadores.

"Iniciamos esse teste porque queremos que os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados do que na quantidade de curtidas que recebem. (...) mas ainda é preciso estudar ainda mais sobre como isso afeta a experiência do usuário na plataforma".

No Twitter, a atualização foi o assunto mais comentado durante a tarde, com a tag "E o Instagram". Nas postagens, os usuários se manifestaram, em sua maioria, comemorando a novidade. "Acabou (sic) os mendigos de like", postou um rapaz.