Na próxima quinta-feira (25), Dia do Aposentado, o Instituto Defesa Coletiva (IDC) e o Procon-BH exibem o filme "Covardia Capital", que retrata histórias de idosos que tiveram os valores da aposentadoria totalmente comprometidos com o pagamento de juros abusivos aos bancos. O curta-metragem, de autoria do IDC, será exibido gratuitamente no Cine Santa Tereza em BH. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3024-6091 ou pelo e-mail: contato@defesacoletiva.org.br.

A programação para o Dia do Aposentado inclui, ainda, palestra e distribuição de Cartilhas sobre Crédito Consciente para idosos. Também haverá show internacional de dança e distribuição de pipoca e cachorro-quente aos presentes. 

O filme que será exibido foi destaque no Festival Internacional de Cinema de Trancoso 2017. O documentário venceu a Categoria Júri Popular e possui mais de 2,5 mil visualizações no YouTube, com apenas um mês de publicação. 

Segundo a presidente do Instituto Defesa Coletiva, Lillian Salgado, o objetivo da programação do Dia do Aposentado é conscientizar a população, principalmente idosa, quanto ao crédito imediato e consequências do endividamento.

A diretora do Procon-BH, Mônica Coelho, lembra que os bancos estão em segundo lugar nas questões mais demandadas juntos ao órgão. 

Prêmio Defesa Coletiva de Jornalismo

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Defesa Coletiva de Jornalismo. O tema da primeira edição do Prêmio é superendividamento dos idosos. Para participar, basta produzir conteúdo para TV, Rádio, Impresso ou Web sobre superendividamento dos idosos e citar o filme "Covardia Capital". Os jornalistas vencedores, em cada categoria, ganharão uma viagem com acompanhante para Trancoso (BA). 

Programação Instituto Defesa Coletiva Dia do Aposentado
24 de janeiro – De 10:00 às 12:00 
Exibição do filme "Covardia Capital"; palestra e distribuição de cartilha sobre crédito consciente aos aposentados; apresentação artística de dança 
Cinema Santa Tereza – Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza (Praça Duque de Caxias)