Investimento social como prioridade

Aline Louise e Ana Luiza Faria - Hoje em Dia
12/12/2014 às 08:21.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:21
 (Samuel Costa - 22/1/2014)

(Samuel Costa - 22/1/2014)

Incentivar o crescimento econômico, gerar empregos e reduzir a pobreza são outros desafios apontados pelos ex-gestores da capital mineira.

Patrus Ananias lembra que em sua administração fez investimentos importantes na área social, com iniciativas como o Restaurante Popular, casas Albergue, para acolhimento de pessoas em situação de rua, e feiras que faziam com que produtos de agricultores familiares chegassem aos consumidores da capital.
O petista ainda aponta que a assistência social voltou a ser um gargalo de Belo Horizonte, por causa do “desmonte das políticas sociais”, nos últimos anos. “Na ultima administração, tivemos um retrocesso lamentável, é só ver as ruas de Belo Horizonte, onde a pobreza se manifesta de forma há muito tempo não vista. O retrocesso está na falta de compromisso com a vida humana, com a rede de proteção e promoção social”, criticou.

O prefeito Marcio Lacerda rebate. Segundo ele, o orçamento da área das políticas sociais aumentou em 73% logo em sua primeira gestão. “Mais que dobramos o número de Espaços BH Cidadania, que são os locais onde se concentram as políticas sociais da prefeitura. Eram 16 e hoje são 33, ampliando o atendimento de 80 para 165 mil famílias. E criamos novos programas. Um deles, por exemplo, era uma reivindicação de mais de 30 anos na cidade, que foi o meio passe escolar. Hoje, atendemos mais de 10 mil estudantes com o benefício”.

O prefeito ainda citou que, na saúde, foi ampliado o número de Academias da Cidade, de 8 para 63, e que hoje a capital tem a maior cobertura do Programa Saúde da Família do país.

“São fatos e números que confrontam qualquer argumento subjetivo da oposição”, disse.

Emprego

Pimenta da Veiga reforça a necessidade de se incentivar investimentos para aquecer a economia.

“Belo Horizonte precisa continuar gerando receita, como toda cidade grande, esse é um aspecto que nunca pode ser descuidado. A cidade não pode se empobrecer. É preciso gerar atividades que possam estimular a economia, que gerem recursos privados e públicos”, salientou.

O tucano lembra que em sua gestão realizou obras como a avenida Tancredo Neves, a duplicação da Padre Pedro Pinto e a Praça JK. Destaca ainda que incentivou a abertura na capital de grandes empreendimentos, como os shoppings Del Rey, o Cidade e o Minas, que geraram empregos e renda para a população.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por