Jornalista Nassif cai em pegadinha e mata Niemeyer por 40 minutos

Cristina Barroca - Do Portal HD
09/11/2012 às 23:31.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:04
 (Reprodução)

(Reprodução)

Intitulado de "A morte de Niemayer", exatamente dessa forma, e não Niemeyer como realmente é, o blog do jornalista Luis Nassif assustou muita gente na noite desta sexta-feira (9) anunciando a morte do arquiteto. "Acabou de ser confirmada a morte de Niemayer. Vamos montar um acervo sobre ele e sua obra", constava na postagem.
 

Em seguida, Nassif retuitou a mensagem de um perfil que se faz passar por uma conta do jornal Estadão. "URGENTE: Falece no Rio de Janeiro, aos 104 anos, o arquiteto Oscar Niemeyer. Em breve mais informações", informava a postagem seguida de um link que remetia para uma foto do ex-técnico da Seleção Zagallo. Isso mesmo: o link não estava endereçado a nenhuma matéria sobre o arquiteto, mas sim a uma imagem do "Velho Lobo".

Nesse intervalo, a redação do Hoje em Dia entrou em contato com o Hospital Samaritano do Rio de Janeiro, que desmentiu a informação e incomodada, a assessora afirmou que "o jornalista era mal informado."  

Pouco depois, Nassif se retratou por meio de seu microblog. "Atenção: nota da morte do Niemeyer é falsa. Foi divulgada por um perfil fake do Estadão. Pedimos desculpas aos leitores."

 

Cerca de 40 minutos após a divulgação, o jornalista, já com oito comentários na postagem de seu blog, editou o texto e se desculpou mais uma vez com os leitores.
 

Aproveitando a repercussão, a resposta do falso perfil veio em instantes: "Jornalistas que divulgam notícias sem antes checar as fontes deveriam se preocupar em conseguir um diploma, aponta estudo."

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por