Julgamento de Antério Mânica será retomado na quinta-feira

Alessandra Mendes - Hoje em Dia
04/11/2015 às 21:45.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:20

Após quase 12 horas de sessão, foi suspenso há pouco o julgamento de Antério Mânica, acusado de ser o mandante da Chacina de Unai. Ao todo, 22 testemunhas foram ouvidas nesta quarta-feira (4), sendo 16 da acusação e seis da defesa. O júri, que acontece na Justiça Federal, será retomado nesta quinta-feira (5), às 8h30.

Com as oitivas das testemunhas, o Ministério Público Federal procurou provar aquilo que está descrito no processo: que o fazendeiro mandou matar os quatro servidores do Ministério do Trabalho e Emprego em 2004. Entre as pessoas arroladas, foram ouvidos colegas das vítimas que confirmaram que os fiscais tinham sofrido ameaças. Além disso, ainda foi dito que Antério chegou a reclamar da fiscalização e ligou no dia do crime para a Delegacia Regional do Trabalho, em Paracatu, para saber se os servidores tinham morrido.

Entretanto, o delator do caso, que também é réu, isentou o fazendeiro de culpa no caso. O cerealista Hugo Alves Pimenta disse para o júri que quem mandou matar os servidores foi Norberto Mânica, irmão de Antério. Norberto foi condenado pelo crime na semana passada e pegou 100 anos de prisão.

Segundo Hugo, ele ficou sabendo apenas através de outro envolvido no crime que Antério teria participado da chacina, mas que ele mesmo não tinha ciência do fato.

A defesa, por sua vez, procurou mostrar que não ha no processo elementos suficientes que provem a participação de Antério no crime. Entre as testemunhas ouvidas, estavam dois ex-delegados da Polícia Civil que trabalhavam em Unai na época do crime. Um deles chegou a lavrar em cartório uma escritura que dá conta da veracidade de um relatório feito por ele apontando a falta de provas sobre a conduta do fazendeiro.

Para esta quinta-feira (5) estão previstas leituras de peças do processo (depoimentos, áudio e vídeo) e o interrogatório do réu. Dependendo do andamento da sessão, também podem ser realizados os debates e, desta forma, ser proferida a sentença pelo júri.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por