Líder da Al-Qaeda pede a jihadistas união e ataques contra Ocidente

AFP
13/09/2015 às 13:43.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:44

 O líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, convocou os jihadistas a cerrar fileiras e levar a batalha às cidades do Ocidente, especialmente aos Estados Unidos, em uma mensagem de áudio publicada na internet neste domingo.

"Convoco todos os mujahedines (combatentes do Islã) nos distritos do Iraque e da Síria a colaborar e ajudar uns aos outros", disse Zawahiri, que se opôs à declaração do Estado Islâmico (EI) no ano passado sobre um "califado" abrangendo os dois países árabes.

O líder da Al-Qaeda, que está escondido, afirmou que a decisão sobre o califado foi tomada "em segredo e semconsultas".

Ele destacou cinco áreas de cooperação: acabar com confrontos inter-jihadistas, a suspensão de campanhas para rivais serem eliminados, a criação de um tribunal religioso independente para resolver as diferenças, umaanistia geral e colaboração em tratar os feridos e abrigar refugiados e estocar mantimentos.

Tal cooperação tornou-se ainda mais urgente porque "o inimigo intensificou sua cruzada contra o Islã".

Para fortalecer a campanha, Zawahiri convocou os muçulmanos a "levar a guerra para cidades do Ocidente e contra suas instalações, principalmente nos Estados Unidos".

Ele pediu aos jihadistas que moram em cidades do Ocidente para "identificar seus alvos... e encontrar os meios para atacar, evitando espiões e partindo para a ação".

O braço da Al-Qaeda na Síria, a Frente Al-Nosra, aliada a outros grupos islamitas rebeldes, está envolvida em confrontos mortais com o Estado Islâmico pelo controle de territórios no norte e ao redor de Damasco.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por