Líder do bloco de apoio ao governo é anunciado na ALMG

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
15/02/2017 às 18:04.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:59

O líder do bloco Minas Melhor, que reúne os deputados governistas, já foi definido. O comunicado oficial ocorreu nesta quarta-feira (15) durante Reunião Ordinária na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O bloco de apoio ao governo Fernando Pimentel será liderado pelo deputado André Quintão (PT). Na mesma ocasião foi anunciado, ainda, o nome do deputado Tadeu Martins Leite (PMDB) para ocupar a liderança da Maioria.

Em entrevista à imprensa e em seu pronunciamento ao Plenário, André Quintão reforçou o pedido à bancada de oposição para que não tente trazer para Minas crises que acontecem fora do Estado. Ele se referiu especialmente às greves e mobilizações dos servidores de segurança pública que resultaram em um agravamento da violência nos estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.

“Qualquer reivindicação deve ser ouvida, mas a população não pode ser prejudicada. Não devemos criar um clima como o do Espírito Santo ou do Rio de Janeiro, isso não é da índole do mineiro”, afirmou o novo líder da bancada governista.

André Quintão disse que o governo precisa de tranquilidade para trabalhar e que a Assembleia Legislativa deve focar sua intervenção em resultados, mantendo a interlocução com os movimentos sociais, em uma atuação coletiva.

A prioridade do terceiro ano do governo Pimentel, segundo Quintão, será criar condições para o desenvolvimento econômico e social sustentável, de forma que as políticas públicas beneficiem todas as regiões do Estado.

Blocos

Com a indicação de André Quintão e Tadeu Martins Leite, está concluída a escolha dos líderes parlamentares da ALMG. Todos os partidos estão inseridos em um dos três blocos constituídos. O Bloco Minas Melhor, de apoio ao governo, tem 33 deputados e é composto por deputados do PMDB, do PT, do PR, do PRB, do PCdoB, do PTdoB e do Pros.

Os 21 parlamentares do PSDB, do PDT, do PTB, do DEM e do PP participam do Verdade e Coerência, de oposição, que terá novamente como líder o deputado Gustavo Corrêa (DEM).

A liderança do Compromisso com Minas Gerais, que está em uma posição intermediária entre governo e oposição, também foi mantida, com a indicação do deputado Agostinho Patrus Filho (PV) para a função. O bloco reúne 23 deputados do PV, do PSD, do PSB, do PPS, do PTC, do PHS, do PEN e do PSC.

A liderança da Maioria, ocupada por Tadeu Martins Leite, é definida pela bancada ou o bloco parlamentar com maior número de membros. Já a liderança da Minoria é escolhida pela bancada ou o bloco parlamentar de composição numérica imediatamente inferior que, em relação ao governo, expresse posição oposta à da Maioria. O líder da Minoria é o deputado Gustavo Valadares (PSDB).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por