Lacerda vai escolher, junto com o PSDB, sucessor na prefeitura

Patrícia Scofield - Hoje em Dia
09/12/2014 às 07:54.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:18
 (renato cobucci - 29/6/2013)

(renato cobucci - 29/6/2013)

O prefeito Marcio Lacerda (PSB) vai participar ativamente da escolha do nome que terá o apoio do PSDB para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em 2016. A informação é garantida por tucanos e socialistas ouvidos pelo Hoje em Dia.

Para o presidente do PSB municipal, João Marcos Lobo, Lacerda colocou que quer “uma participação efetiva” na construção do perfil político e posteriormente, na indicação dos nomes.

De acordo com uma liderança próxima do prefeito da capital, que falou sob anonimato, Lacerda já mandou recado ao PSDB de que quer influenciar na decisão e tem participado de reuniões pelo menos uma vez por mês.

Segundo João Marcos Lobo, o prefeito de BH poderá negociar um nome inclusive do PSB para cabeça de chapa ou para o posto do vice-prefeito. “Pode ser tanto um nome do PSDB como do PSB. E não necessita ser um perfil técnico. A decisão passa pela conversa com os partidos aliados e por uma pesquisa interna de aprovação”, disse.

“Ainda é muito prematuro citar nomes, mas entendemos que quem tem a pretensão de ser candidato deva se lançar, para não ficar fora do jogo”, acrescentou o presidente municipal do PSB.

Entre os aliados tucanos, já foram lembrados os nomes do senador eleito Antonio Anastasia (PSDB), do deputado estadual João Vítor Xavier (PSDB), do deputado federal Eros Biondini (PTB) e do vice-prefeito de BH, Délio Malheiros (PV). Os nomes do deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB), do deputado estadual João Leite (PSDB) e do deputado estadual Fred Costa (PEN) também estão sendo cotados.

Aposta

Anastasia é a principal cartada do PSDB, que precisa manter a gestão da capital sob seu domínio como passo estratégico importante para quaisquer pretensões que tenham nas eleições de 2018.

Pessoas próximas a Anastasia garantem, no entanto, que o ex-governador não tem interesse em disputar a PBH. Ele teria como meta apresentar projetos no Senado em defesa da revisão do pacto federativo e da segurança pública.

Depois de ter ensaiado uma reaproximação com a legenda de Aécio Neves durante a campanha eleitoral deste ano, em que buscou o apoio não só do presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, como do ex-presidenciável mineiro, Lacerda já prometeu abrigar lideranças do partido na administração municipal. Como já foi anunciado pelo Hoje em Dia, o secretário de Estado do Governo de Minas, Danilo de castro (PSDB), deverá ocupar o cargo de Marcelo Abi-Saber na Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais.

Outro nome que deve subir ao alto escalão da administração municipal é o da deputada estadual Luzia Ferreira (PPS). Ela concorreu a uma vaga na Câmara Federal mas não conseguiu se eleger, e portanto, perde o mandato parlamentar no ano que vem.

No início de seu segundo mandato, em 2013, Lacerda teve atritos com a cúpula do PSDB por não abrigar na administração nomes indicados pela legenda. Ele recusou o nome do deputado João Leite, uma indicação pessoal de Aécio Neves, para a Secretaria Municipal de Obras. Em 2008, o prefeito de BH foi eleito graças a uma aliança entre PSDB e PT.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por