Quase sete em cada dez comerciantes de Belo Horizonte estão otimistas com as vendas no Carnaval este ano, que deverá atrair aproximadamente 5 milhões de foliões à cidade, segundo estimativa da Belotur – vale lembrar que, se uma pessoa se divertir em três blocos, será contada três vezes na estimativa do órgão municipal. A título de exemplo, 4,3 milhões de moradores e turistas brincaram a folia em 2019. O otimismo dos empresários faz parte de uma pesquisa da Fecomércio-MG, divulgada ontem. 

De acordo com a entidade, 66,7% dos comerciantes acreditam que o período será positivo para as cadeias de comércio, serviços e turismo. O maior número de turistas na cidade (66,7%) e o crescente movimento nos estabelecimentos (16,7%) são alguns dos motivos de otimismo apontados pelos entrevistados.

Um dos motivos do ânimo dos comerciantes e prestadores de serviço é o aumento no total de foliões: quase 700 mil a mais em relação ao ano passado. 

“Observamos aumento no fluxo de turistas nacionais, principalmente pela alta do dólar, o que favorece o comércio e outras atividades econômicas. Além disso, o Carnaval já é considerado pelos empresários como um período de grandes oportunidades” 
Letícia Marrara - analista da Fecomércio

As sucessivas altas do dólar, impulsionadas pela epidemia do coronavírus e outros fatores, também acabaram por ajudar na expectativa de incremento nas vendas tanto na capital, que terá aproximadamente 500 blocos de rua, quanto em outras cidades do Estado e do país. 

Isso porque muitas pessoas deixarão de viajar para o exterior para curtir a folia no Brasil. A analista de pesquisa da Fecomércio-MG, Letícia Marrara, reforça essa tendência: “Observamos um aumento no fluxo de turistas nacionais, principalmente pela alta do dólar, o que favorece o setor, impactando, principalmente, as atividades econômicas. Além disso, o Carnaval já é considerado pelos empresários como um período de grandes oportunidades de vendas. E, para atender essa demanda, o varejo oferece itens que normalmente não são vendidos no decorrer do ano, como kits, e ainda realiza promoções pontuais”. 

Já Milena Soares, analista de turismo da Fecomércio-MG, destaca a importância de os empresários fidelizarem a clientela: “Pensando nisso, as ações devem promover uma experiência positiva, como um bom atendimento e prestação de serviço, pois esse pode ser um dos motivos determinantes para que o visitante retorne ou indique o local para os seus amigos e parentes”.

Conforme a pesquisa, mais da metade dos entrevistados (51,8%) espera um movimento maior durante todo o período da folia.Outros 42,3% depositam suas fichas nas festas que antecedem a data. Para 25,5%, o movimento irá “bombar” durante a passagens dos blocos na região em que se situam. Em relação à forma de pagamento, o cartão de crédito será a principal plataforma (64,5%). A entidade quis saber ainda quantas empresas vão trabalhar durante a festa de Momo: 48,9% estarão em atividade. Destas, 69,9% abrirão todos os dias. 

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