Lojistas do segmento de móveis de Belo Horizonte apostam as fichas no mês de janeiro para melhorar o faturamento, que foi abaixo do esperado no Natal. Tanto as lojas do polo moveleiro da região Leste da capital quanto os shoppings especializados preparam promoções com descontos que podem chegar a até 70%.

Os saldões, além de desovar os estoques não vendidos no fim de 2014, vão servir para que os empresários testem a aceitação de produtos com inovações de design, explica a Superintendente do Shopping Minas Casa, Rozani Grossi.

“A gente acredita que haverá um aumento de fluxo de clientes de até 40% e, com isso, um crescimento nas vendas em até 20%. Neste ano, a promoção foi antecipada exatamente para que haja mais possibilidades de alcançarmos bons resultados”, diz.

O gerente da loja Creck Móveis, Cláudio Jobim, ressalta que o momento é bom para os consumidores, que podem adquirir produtos com descontos que não se repetem muitas vezes ao longo do ano.

No Ponteio Lar Shopping, na região Centro-Sul da cidade, a expectativa é de que o fluxo mensal seja de aproximadamente 114 mil pessoas. Um acréscimo de mais de 10% na média de circulação normal.

Os descontos vão chegar até a 60% e vão abranger a maioria das lojas do centro comercial. “Todas as lojas de móveis do Ponteio vão participar da liquidação e esperamos que as vendas cresçam pelo menos 11%. Dentro do mix variado que temos, as cadeiras e os sofás são os mais procurados”, comenta o gerente geral Guto Liberato.

Na avenida Silviano Brandão, polo moveleiro de Belo Horizonte, os lojistas acreditam que janeiro será o termômetro das vendas para o primeiro semestre de 2015. Na avaliação dos empresários, 2014 foi um ano de estagnação para o segmento, o que levou lojas a fecharem as portas na região.

O empresário Lúcio Fernandes, da Ambient Móveis, antecipa que três lojas vão participar da liquidação que vai acontecer durante a última semana de janeiro e vai se chamar “Liquidação do Coração da Avenida”.

“Os descontos na nossa loja vão ser de até 50% para determinados produtos. Essa não é a ‘Liquidação Quilométrica’, que acontece sempre no mês de agosto, mas tem o mesmo objetivo. Além de nós, a Universal Móveis e a Citi Móveis estão nessa campanha”, explica.

Na Universal Móveis, situada também na avenida Silviano Brandão, os descontos devem chegar a 70% para itens de ponta de estoque. “Como em 2014 não tivemos crescimento, esperamos que esse seja o começo do crescimento deste ano”, projeta o empresário Alessandro Soares.