A menos de uma semana para o fim da Campanha de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite e ainda longe de atingir a meta de cobertura vacinal de 95%, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza, na manhã desta quinta-feira (23), imunização na Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Santa Maria, no bairro Camargos, na região Oeste da capital. O esforço busca aproximar a vacina do público-alvo, composto por crianças de 1 a 5 anos.  

A ação é realizada apenas na regional Oeste, devido a estratégias montadas entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação para o local. A campanha excepcional já passou, nesta semana, pelas Umeis Vila Leonina, Palmeiras e Havaí e ainda contemplará mais 6 Umeis e 2 Emeis. A expectativa é vacinar 3.800 alunos até o dia 4 de setembro. A Campanha nacional segue até o dia 31 deste mês. 

Na unidade do bairro Camargos, 31 crianças tiveram autorização prévia para vacinação - em um espectro de 84 alunos. Elas estão sendo vacinadas nesta manhã. A campanha continua à tarde, mas ainda sem dados de quantos receberão as doses. 

A segurança Angela Tavares acompanhou a vacinação da filha, Maria Valentina, de 2 anos, aluna da Umei Santa Maria. Para ela, a ação conjunta facilitou a vida. “É aqui do lado, mas mesmo se não fosse eu iria. Vacinar é prioridade”, disse. 

Participam crianças matriculadas que ainda não tenham tomado a dose de reforço da Campanha. A meta é atingir a cobertura vacinal de 95%. 

Campanha em Belo Horizonte

Segundo o balanço de vacinação, entre os dias 6 e 18 de agosto, 46,3% das crianças foram vacinadas contra pólio e 45,8%, contra sarampo. O público-alvo desta Campanha é formado por 109.438 crianças e a meta da Secretaria Municipal de Saúde é atingir a cobertura vacinal de 95% deste público.

As vacinas estão disponíveis em todos os Centros de Saúde da capital. É muito importante que pais e/ou responsáveis, ao procurar uma unidade de saúde, apresentem a caderneta de vacinação, para que a situação vacinal seja avaliada pelo profissional de saúde. No entanto, mesmo sem apresentar, a criança é vacinada.

Confira vídeo:
 



Leia mais:
Umeis da regional Oeste de BH passam a vacinar alunos contra Poliomielite e Sarampo
A 10 dias do fim da campanha, falta vacinar cinco milhões de crianças no país
Casos de sarampo nas Américas chegam a 5 mil; Opas amplia alerta