Lotus Evija: Plugado na tomada com quase 2.000 cv

Marcelo Ramos
19/07/2019 às 17:13.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:37
 (Lotus Cars/Divulgação)

(Lotus Cars/Divulgação)

Agora sob controle do grupo chinês Geely, a Lotus resolveu inovar em grande estilo. Se a gama de esportivos movidos a gasolina está algo datada (o trio Elise/Exige/Evora), a casa de Hethel respondeu com um hiperesportivo elétrico de números que beiram o absurdo. Os quatro propulsores despejam nas rodas do Evija nada menos que 1.972cv, o que faz dele o mais potente modelo já produzido. Tudo isso em relativamente contidos 1.680kg, graças ao uso e abuso da fibra de carbono, e com uma autonomia de modelo urbano (até 400 quilômetros sem necessidade de recarga) – a velocidade máxima é estimada em 320km/h. Os testes com os protótipos seguem nos próximos meses, com a entrega dos primeiros exemplares prevista para o segundo semestre de 2020. Serão fabricados ao todo 130 (uma referência à numeração interna do projeto), com um preço nada módico: 1,75 milhão de libras, o equivalente a R$ 8,2 milhões, pelo câmbio atual. O que não deve ser obstáculo para esgotar a produção.Lotus Cars/divulgação / N/A

Uma panigale ainda mais especialDucati Media/Divulgação / 

Há 25 anos a Ducati lançava uma das esportivas mais lendárias, a 916, com visual do craque Massimo Tamburini. Sucesso nas pistas e fora delas, inspirou uma edição especial da atual superbike da casa de Borgo Panigale, a Panigale V4. A “25° Anniversario 916” será produzida em 500 unidades e, em relação ao model0 original, ganha rodas em magnésio Marchesini, escapamento em titânio Akrapovic e uma decoração que homenageia as 916 de pista. Na Europa, ela será oferecida por 41.200 euros, cerca de R$ 175 mil. 

Mais airbags na hilux e SW4 2020

Reestilizada ano passado, a Toyota Hilux tem, na segurança, a principal novidade para a linha 2020. Assim como o SW4, a picape ganha, nas configurações quatro portas, airbags laterais e de cortina. As versões SR e Standard da Hilux passam a contar também com controle de estabilidade (VSC), controle de tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC), enquanto a SR a diesel passa a oferecer assistente de descida (DAC). Os preços sugeridos vão R$ 119.940 a R$ 214.690 (Hilux) e de R$ 161.590 a R$ 279.990 (SW4).

Mais quatro aprovados no crash test

Toyota Etios hatch e sedã; Fiat Argo e Cronos foram os mais novos modelos destruídos por uma boa causa pelo Instituto Latin NCAP. O japonês obteve quatro estrelas tanto na proteção aos adultos quanto na segurança oferecida às crianças alojadas na cadeirinha, com elogios ao controle de estabilidade e à fixação Isofix para o assento infantil. Já os modelos da montadora italiana “passaram raspando” quando o assunto é a proteção aos ocupantes da primeira fila (três estrelas), mas também receberam quatro estrelas (em cinco) na avaliação da integridade dos pequenos.

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