Hoje ocorre a primeira fase do Revalida - Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras. São 2.151 inscritos, segundo informações da Agência Brasil.

A prova objetiva possui 110 questões de múltipla escolha, das 8 às 13 horas (horário de Brasília), e a prova discursiva, de cinco itens, vai das 15 às 18 horas. O exame está sendo aplicado em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Rio Branco (AC), Manaus (AM), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

A segunda fase será em Brasília apenas, quando os candidatos serão avaliados quanto a habilidades clínicas em situações reais de atendimento médico. A taxa de inscrição será de R$ 300.

Para atuar como médico no Brasil, o estudante formado no exterior precisa revalidar o diploma. No ano passado, dos 1.595 candidatos que fizeram a prova, 155 passaram para a segunda etapa. Em 2011, os aprovados na mesma fase foram 14%, e em 2012, foram 12,5%.